CSN assina acordo para vender 11% da CSN Mineração à Itochu Corporation
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou nesta quarta-feira (16) que assinou um acordo não vinculante para venda de uma participação de 11% na CSN Mineração para o conglomerado japonês Itochu Corporation.
A consumação da operação ainda depende aprovação prévia da CSN e da Itochu, além da assinatura de documentos definitivos e aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
“A CSN entende que a governança e estrutura de controle da CSN Mineração não serão afetadas”, afirma a companhia, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)… leia mais em Valor Econômico 16/10/2024
Japoneses vão desembolsar cerca de R$ 4 bi para aumentar fatia na CSN Mineração
Operação ajuda controladora a reduzir sua alavancagem.
A CSN fechou um acordo com o conglomerado japonês Itochu Corporation para vender 11% da CSN Mineração. Como o grupo siderúrgico detém 79,75% da companhia, ainda vai seguir com folga no controle.
Já os japoneses, que detém 9,26% da empresa por meio da Japão Brasil Minério de Ferro Participações, chegarão a 20,2%.
Considerando o valor de mercado atual da CSN Mineração, os japoneses terão de pagar R$ 3,6 bilhões. Mas os detalhes do acordo, tanto financeiros quanto de governança, se houver, ainda não foram revelados… Leia mais em pipelinevalor.globo. 16/10/2024