Com a conclusão da operação, a CSN Cimentos passa a ter uma capacidade produtiva total de 6 milhões de toneladas por ano

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (CSNA3) comunicou nesta quarta-feira (30) que a sua controlada CSN Cimentos adquiriu as empresas Elizabeth Cimentos e Elizabeth Mineração, que atuam na região Nordeste, por R$ 1,08 bilhão. O negócio envolve pagamento em caixa, aporte de capital e assunção de dívidas.

Com a conclusão da operação, a CSN Cimentos passa a ter uma capacidade produtiva total de 6 milhões de toneladas por ano.

“São esperadas relevantes sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais, com espaço para evolução de mix de produtos e expansão da base de clientes”, afirmou a CSN à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).O fechamento da operação, segundo a companhia, está sujeito a condições precedentes usuais em operações desta natureza. Leia mais SpaceMoney 30/06/2021

COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL FATO RELEVANTE

Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN” ou “Companhia”) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a CSN Cimentos S.A., companhia fechada controlada pela CSN e que concentra as operações de fabricação e comercialização de cimento do grupo (“CSN Cimentos”) celebrou, em 29 de junho de 2021, Contrato de Investimento, Compra e Venda de Quotas, Ações e Outras Avenças por intermédio do qual pretende adquirir o controle da Elizabeth Cimentos S.A. e da Elizabeth Mineração Ltda. (“Operação”), uma das plantas mais modernas do País, com atuação relevante na região Nordeste, em especial na Paraíba e Pernambuco (“Negócio”).

O Negócio, que foi avaliado em R$ 1,08 bilhão, envolve pagamento em caixa, aporte de capital e assunção de dívidas. O fechamento da Operação está sujeito a condições precedentes usuais em operações desta natureza, inclusive a aprovação por parte das autoridades concorrenciais.

A aquisição das sociedades acima mencionadas adiciona uma capacidade produtiva para a CSN Cimentos de 1,3 milhões de toneladas por ano (“MTPA”) através de equipamentos modernos, além de substanciais reservas de calcário de alta qualidade. São esperadas relevantes sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais, com espaço para evolução de mix de produtos e expansão da base de clientes.

Este movimento se insere na estratégia de expansão da CSN Cimentos em meio à recuperação do consumo de cimento no Brasil, demonstrando a capacidade da empresa de assumir papel de destaque na consolidação do setor. Com o fechamento da operação, a CSN Cimentos passará a ter uma capacidade total de 6,0MTPA e presença cada vez mais abrangente no território nacional como um produtor relevante e de baixo custo.

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados dos desdobramentos da Operação, nos termos da legislação aplicável.
São Paulo, 30 de junho de 2021. COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL Marcelo Cunha Ribeiro Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores Leia mais em csn 30/06/2021