A Cubbo, plataforma que faz o chamado e-commerce fulfillment (o recebimento e armazenamento de estoque, processamento de pedidos, separação de itens e remessa dos pacotes aos clientes), levantou um aporte pré-Série A de valor não revelado com diversos investidores: Gerdau Next Ventures, a SV Latam Capital, a Gaingels e a Community Access Fund. A empresa vai aplicar mais das metade dos novos recursos na expansão no Brasil (mercado que responde por 10% dos negócios da Cubbo atualmente), a medida que também consolida suas operações na Colômbia e no México. A estreia no Chile, em um futuro próximo, também está no roteiro da startup.

No Brasil, a empresa pretende investir na aquisição de dois novos armazéns, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, além de contratações para as áreas de engenharia, vendas e operações.

O foco da Cubbo está em pequenas encomendas (menores que uma caixa de sapatos), de produtos de marcas independentes não-perecíveis e podem ser entregues no mesmo dia.

A Cubbo foi co-fundada em 2021 por Brian York, empreendedor nascido em Bogotá, mas criado nos EUA que também é fundador da Liftit, uma plataforma de entrega usando caminhões. A startup chegou ao Brasil depois de levantar uma rodada Seed de US$4 milhões em novembro de 2021 e adquirir a Dedalog, concorrente com sede em São Paulo fundada por Tiago Pavan, hoje country manager da startup.

Sem dar cifras, a empresa diz que, como resultado dos investimentos, espera ver sua receita bruta quadruplicar na região até o fim deste ano, enquanto vê suas operações no Brasil atingindo cerca de um terço ou mais dos seus resultados. “Queremos direcionar essa rodada pre Serie A para o Brasil pela alta demanda e perspectivas de crescimento que vemos no país. Nós já temos dois armazéns lotados em São Paulo e precisamos expandir rapidamente para um terceiro se quisermos continuar crescendo”, disse York em comunicado à imprensa.

Outros 30% da rodada devem ser destinados à expansão das operações na Colômbia, com novos armazéns para atender Bogotá, Barranquilla, Cáli e Medellín. E o restante, nas equipes de engenharia e vendas da Cubbo no México.

“Neste momento, expandir nossa equipe e espaço é uma necessidade. Nossos maiores clientes (marcas de comércio eletrônico dos EUA e Europa) desejam fazer mais negócios com a América Latina e nós queremos aproveitar essa oportunidade de oferecer uma parceria. Vamos começar a investir imediatamente no Brasil para aproveitar o potencial que temos de aproximar marcas e clientes e também abrir mais caminhos para negócios com empresas de e-commerce locais”, complementou York.

A empresa não revelou o valor do aporte e nem disse se ele pode resultar em uma Série A em breve. Segundo dados a Sling Hub, entre janeiro e maio, houve 30 rodadas Série A no Brasil, com um valor médio de US$ 12,4 milhões… saiba mais em Labs 02/06/2022