A gestora DeA Capital Alternative Funds , braço de private equity do grupo italiano De Agostini, busca criar o grupo líder mundial em máquinas agrícolas com a compra de 100% da empresa italiana Demetra junto com o fundo Alcedo, dividindo o capital 50 %. A empresa de investimentos especializada no setor agroalimentar, com escritório em Madri desde 2019 liderado por Leopoldo Reaño , fechou o investimento com seu novo fundo Taste of Italy 2, dotado de 330 milhões de euros e focado em médias empresas espanholas e italianas empresas atuantes em toda a cadeia de valor do setor de alimentos e bebidas.

Conforme confirmado por elEconomista.es , DeA Capital está buscando ativamente aquisições na Espanha e Portugal para integrar a plataforma Demetra com um ambicioso projeto de consolidação. A aspiração do private equity , dono da Pizzerías Carlos em nosso país, é assumir um papel relevante na crescente mecanização e inovação tecnológica do setor agrícola. A previsão é de que a Espanha ocupe aproximadamente 30% do investimento total do fundo Taste of Italy 2.

DeA Capital compra a Demetra

A Demetra nasceu em 2018 como resultado da fusão da Agrimaster e da Breviagri , duas históricas fabricantes italianas de máquinas agrícolas que operam sob as marcas homônimas. O grupo fatura mais de 60 milhões de euros, dos quais 80% provêm dos mercados internacionais. Nos últimos anos consolidou a sua presença em mais de 80 países com uma forte posição de mercado em França, Itália e Alemanha. Em 2022, a Demetra adquiriu a empresa dinamarquesa Dalbo, especializada em rolos e cultivadores para preparo de canteiros.

“Acreditamos que o setor de máquinas agrícolas está se beneficiando da tendência de mecanização dos processos e revisão dos métodos de cultivo marcados pelas mudanças climáticas. A estratégia europeia também está marcando o caminho para reduzir o uso de produtos fitossanitários “, afirmou Filippo Amidei, diretor geral do Sabor da Itália… leia mais em El Economista 21/02/2023