Decathlon negocia compra de Tradeinn
Nova operação de investimento num e-commerce desportivo espanhol. Três anos depois de a britânica JD Sports ter assumido o controle da Deporvillage, a gigante francesa Decathlon aproxima-se de outro pure player nacional de equipamentos desportivos: a Tradeinn.
Segundo a Expansión, a Decathlon está a negociar a compra de uma participação maioritária na Tradeinn, numa operação que avaliaria a empresa em quase bilhões de euros.
A Tradeinn, que conta com cerca de vinte plataformas especializadas em diferentes verticais, é controlada pelas empresas Didavid Management (do fundador David Martín, e acionistas como Dídac Lee), que detém 70% do capital, e Suma Capital, que detém o restante 30% das ações.
A Decathlon já apresentou uma oferta pela empresa, segundo a qual David Martín manteria uma participação minoritária e continuaria a gerir o negócio. A operação, da qual também participam fundos internacionais interessados numa participação minoritária, poderá ser concluída em julho ou nas primeiras semanas de agosto.
Fundada em 2008, a Tradeinn iniciou a sua atividade como loja online de artigos de mergulho e, ao longo dos anos, entrou em mais verticais, desde o automobilismo, ao ciclismo, natação e futebol. A empresa tem sede em Celrà (Girona) e emprega cerca de 400 pessoas.
De acordo com os últimos dados disponíveis, as previsões da Tradeinn eram fechar 2023 com um volume de negócios de 500 milhões de euros, 85% provenientes da Europa e 15% do resto do mundo. As previsões para 2024 são atingir vendas de 600 milhões de euros e o resultado operacional bruto (ebitda) ser de 60 milhões de euros, mais 20% que em 2023.
A Tradeinn é a grande rival em Espanha da Deporvillage, outra empresa especializada na distribuição online de equipamentos desportivos. Em junho de 2021, a britânica JD Sports adquiriu 80% do capital por 140,4 milhões de euros.
Decathlon busca investimentos
Na semana passada, a Decathlon anunciou a criação da Decathlon Pulse, uma subsidiária detida pela empresa, mas independente, para aumentar o seu investimento em marcas, distribuidores ou negócios inovadores.
A Decathlon Pulse começou a operar com 21 investimentos em seu portfólio, dos quais o grupo francês participa como acionista majoritário ou minoritário. Algumas dessas empresas incluem Bergfreunde, Alltricks ou Kinomap. No total, o valor dos investimentos que o grupo realiza desde 2018 atinge os 400 milhões de euros… leia mais em Modaes 19/07/2024