O projeto de aquisição da Interpublic Group por fusão, no valor de 13,25 mil milhões de dólares, pela holding de publicidade Omnicom, está a suscitar especulações entre os especialistas do setor: Quem será o próximo?

Outros gigantes das agências enfrentam condições semelhantes que levaram duas das seis grandes empresas de publicidade a procurar uma fusão. Há a concentração de dólares em publicidade com os gigantes tecnológicos Google, Meta e Amazon; a necessidade de escala na compra de meios para manter uma vantagem junto dos anunciantes globais; e a utilização crescente da IA que ameaça eliminar certas tarefas das agências.

O setor publicitário dos EUA praticamente não cresceu nos últimos anos. Ao combinarem-se, a Omnicom e a IPG estão a tentar garantir a sua sobrevivência contínua. Alguns especialistas do setor pensam que a união Omnicom-IPG é apenas o início de uma reordenação maciça da indústria de agências de publicidade de 70 mil milhões de dólares e que é apenas uma questão de tempo até que outras empresas holding sejam forçadas a adquirir ou a serem adquiridas, à medida que procuram aumentar o seu volume.

“Do ponto de vista das fusões e aquisições, isto só vai alimentar o fogo”, afirmou William Ritchie, fundador e diretor-geral da empresa de consultoria em meios de comunicação e tecnologia WY Partners…. leia mais em Marketeer 26/12/2024