A fabricante dinamarquesa de cerveja Carlsberg vai comprar a fabricante britânica de refrigerantes Britvic por 3,3 bilhões de libras (3,9 bilhões de euros ao câmbio atual). A Britvic aceitou a oferta de 13,15 libras por ação, depois de ter rejeitado anteriores ofertas de aquisição da Carlsberg, alegando que estas subavaliavam a empresa, relata o Financial Times.

“A transação proposta cria um grupo internacional alargado que está bem posicionado para aproveitar as oportunidades de crescimento em vários setores de bebidas”, sublinhou Ian Durant, presidente não-executivo da Britvic, citado pelo FT.

Numa declaração enviada à bolsa de valores na segunda-feira, a Carlsberg afirmou que o conselho de administração da Britvic recomendaria unanimemente o acordo, que inclui 1,290 pence em dinheiro por cada ação da Britvic e o pagamento de um dividendo especial de 25 pence por cada ação. O acordo criará um novo grupo alargado denominado Carlsberg Britvic.

“Com esta transação, estamos a combinar a carteira de refrigerantes de alta qualidade da Britvic com a forte carteira de cervejas da Carlsberg e as suas capacidades de colocação no mercado, criando uma proposta melhorada no Reino Unido e nos mercados da Europa Ocidental”, afirmou Jacob Aarup-Andersen, o diretor executivo da Carlsberg. .. ..leia mais em Expresso 08/07/2024