Dono do Inhotim vende mineradora Itaminas para empresários mineiros
A Itaminas Mineração, empresa com sede em Sarzedo, na Grande BH, foi vendida na última semana. Os valores não foram publicamente revelados, mas uma fonte informou à reportagem que o negócio envolve bilhões de reais. O processo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia que integra a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os novos donos da Itaminas serão os empresários mineiros Rodrigo Gontijo, da AVG Mineração, Argeu Geo, da Ageo Agropecuária, e Daniel Vorcaro, do Banco Master. As tratativas foram conduzidas pelo presidente da Itaminas e fundador do Inhotim, Bernardo Paz.
O ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Thiago Toscano, deve assumir a presidência da mineradora após o processo de conclusão da venda. A previsão é que toda a burocracia seja encerrada até o dia 1º de agosto, quando os detalhes da transação devem ser divulgados, conforme informado por uma fonte.
A reportagem tentou contato com a Itaminas, mas os telefonemas não foram atendidos. O espaço segue aberto para o envio de um posicionamento.
Itaminas
A Itaminas atua, majoritariamente, na extração do minério de ferro há 66 anos. A empresa opera duas barragens em Sarzedo, a B4 e a B1. Conforme a mineradora, a produção anual gira em torno de 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro.
Em 2021, o grupo Itaminas fechou um acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para realizar o pagamento amortizado de uma dívida de R$ 1,2 bilhão. “Acordo formalizado viabiliza a continuidade da exploração da atividade do geradora de empregos e garante a o funcionamento de um dos maiores museus de arte contemporânea do mundo (Inhotim)”, diz nota da PGFN… leia mais em O Tempo 01/07/2024