A Elea Digital Data Centers, uma das maiores empresas de data centers do país, anunciou um plano de expansão de 120MW no valor de cerca de R$ 5 bilhões.

O montante contempla a aquisição de dois data centers situados na Grande São Paulo, nas regiões de São Bernardo do Campo (SPO2) e Barueri (SPO3). Com eles, a companhia deve acrescentar mais de 100MW de capacidade de energia ao seu portfólio.

Como de praxe, a aquisição está em processo de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Segundo a empresa, as instalações estão estrategicamente localizadas em áreas para recepção de conexão de cabos submarinos.

O SPO3, em Barueri, fica no hub de data centers adjacente às infraestruturas de TI da Equinix, Campus Tamboré da Scala, além de sites da Odata e Telefônica. Já o SPO2, em São Bernardo do Campo, está situado a 30 quilômetros do SPO1, data center da Elea estabelecido na capital paulista.

“Um dos data centers que estamos adquirindo está no coração do antigo polo automobilístico brasileiro, em São Bernardo do Campo, onde gigawatts de energia já estão disponíveis”, destaca Alessandro Lombardi, chairman da Elea.

O estado de São Paulo atualmente representa 80% da demanda de carga de TI do país.

Com a aprovação do CADE, a Elea ampliará a sua presença e somará nove data centers em seu portfólio, distribuídos em cinco localidades diferentes.

Atualmente, a empresa conta com dois sites em Porto Alegre, dois em Brasília e os demais em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Fundada em 2018 pela Piemonte Holding, ela tem sede na capital carioca… leia mais em Baguete 04/07/3034