Eletrobras recebe aval do Cade para compra de empresa de fibra ótica
A Eletrobras recebeu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para compra de participação de 51% na Eletronet, que opera mais de 17 mil quilômetros de fibra óptica no país em rede integrada àslinhas de transmissão de energia elétrica operadas pela Eletrobras. Anunciada no final de 2024, a aquisição permitirá a integração comercial pela empresa de serviços de energia e transporte de dados, como data centers, provedores e inteligência artificial etc.
Por meio da Eletropar, a Eletrobras já detinha 49% da Eletronet, e com a transação passa a ser controladora integral da companhia. Ao Cade, a empresa disse que a operação proporcionará sinergias comerciais para o grupo, além de estar alinhada com os seus objetivos estratégicos de otimização de participações minoritárias, simplificação de estrutura, geração de valor e foco na disciplina de capital, conforme previsto em seu plano estratégico.
Já a Bandeirante Empreendimentos (LT Bandeirante), que até então detinha 51% da Eletronet, afirmou ao órgão antitruste que a operação está alinhada à estratégia de focar em suas atividades principais, ao mesmo tempo em que representa uma oportunidade .. leia mais em Megawhat 18/02/2025