A start-up australiana Recharge Industries comprou a Britishvolt por uma taxa não revelada, planejando reviver o projeto falhado da gigafactory em Blyth, Northumberland.

A Britishvolt agora usará a tecnologia de bateria preferida da Recharge – licenciada pela empresa americana Charge CCCV (C4V) – em vez da que estava em desenvolvimento sob a propriedade anterior.

Pretende começar a fabricar células para armazenamento de energia até o final de 2025, adicionando posteriormente clientes automotivos ao seu portfólio. A start-up anteriormente manteve memorandos de entendimento com a Aston Martin e a Lotus.

O restante da equipe da Britishvolt foi transferido para a Recharge, disse o administrador EY em um comunicado.

A start-up australiana ainda não começou a fabricar baterias em seu país de origem: atualmente, ela tem apenas planos iniciais para construir uma gigafábrica em Geelong, perto de Melbourne.

Empresa australiana de baterias compra Britishvolt

O objetivo é fabricar células de íons de lítio sem usar materiais da China ou da Rússia em meio ao aumento da tensão geopolítica com as duas nações; reduzindo assim o risco para suas cadeias de abastecimento.

David A. Collard, fundador e CEO da Recharge Owner Scale Facilitation, disse: “Apoiados por nossa cadeia de suprimentos global, parceiros de entrega estratégicos e vários acordos significativos com clientes, estamos confiantes em tornar os Cambois [Northumberland] gigafactory um sucesso e transformá-lo em um projeto avançado de energia verde. Mal podemos esperar para começar e queremos começar o mais rápido possível… leia mais em G7 27/02/2023