O grupo alemão de energia E.ON disse nesta segunda-feira que oferecer a sua participação restante de 46,65 por cento na Uniper a finlandesa Fortum, antes de um prazo oficial nesta semana.

A decisão confirma um acordo preliminar firmado em setembro, quando a E.ON concordou que poderia vender a participação a um preço fixo de 22 euros por ação, mais que o dobro do preço da de listagem da Uniper em bolsa, para a Fortum até 11 de janeiro. Ação da Uniper está sendo negociada atualmente em cerca de 25,9 euros, acima da oferta de 22 euros.

O acordo dará à E.ON, que se desligou da Uniper e suas usinas de energia em 2016 para se concentrar em redes e energias renováveis ​​mais promissoras, 3,76 bilhões de euros (4,51 bilhões de dólares) em receitas, dando à Fortum uma participação quase controladora.

A oferta de 8,05 bilhões de euros da Fortum é válida até o dia 16 de janeiro para todos os outros acionistas da Uniper, incluindo os investidores ativistas Knight Vinke e Elliott Management, com um período de aceitação adicional possivelmente ocorrendo entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro. A questão é se o valor será suficiente para a Fortum conseguir uma participação de mais de 50 por cento.  Por Christoph Steitz e Maria Sheahan (Reuters) – Leia mais em dci 08/01/2018