A ESG Now, plataforma digital para empresas acompanharem suas iniciativas de ESG, anunciou nesta quarta-feira (21/8) a captação de sua primeira rodada de investimento, no valor de R$ 1,7 milhão. O aporte contou com a participação de DOMO.VC, Sicredi Comunitá – fundo de CVC formado pelas cooperativas Sicredi Pioneira e Caminho das Águas –, Ventiur e Angels Wallet.

“Foi uma jornada dura, iniciada na constituição da empresa, em 2021. Era um ecossistema novo para nós, tivemos de entender como funcionava. Foram muitos pitches para investidores, muitos nãos que levamos”, conta Elias Neto, cofundador e CEO da ESG Now. Para ele, o ponto de virada foi a participação na competição de startups no Gramado Summit de 2023. A empresa não garantiu o prêmio, ficando em segundo lugar, mas criou conexão com a Ventiur.

Neto já tem mais de 15 anos de experiência na área de consultoria em sustentabilidade para empresas de diferentes segmentos e portes. Nos últimos anos, com o crescimento do interesse pelo tema ESG, ele notou que os clientes estavam com dificuldades para encontrar os dados necessários para criar os relatórios de prestação de contas, principalmente nas grandes companhias, que precisam organizar informações vindas de diferentes áreas, além de mapear as ações dos fornecedores.

“Entendemos que não ia mais funcionar com o preenchimento de planilhas de Excel, após a troca de dados sensíveis por e-mail e WhatsApp. Vimos a oportunidade de a tecnologia entrar nessa jornada das empresas e procuramos as opções de software que existiam, mas não encontramos no Brasi. Foi o que nos motivou a empreender na área”, relembra.

A ESG Now se desenhou como um spin-off da Ecovalor, consultoria .. leia mais em PEGN 21/08/2024