A taxtech Incentiv.me, com sede em Florianópolis (SC), estava em processo de análise para captação de recursos quando recebeu a notícia que estava na lista das 100 Startups to Watch 2021 — a edição 2022 está com inscrições abertas. Logo depois, veio o aporte de R$ 10 milhões – disponibilizado, efetivamente, em novembro. “Com certeza a publicação aumentou nossa visibilidade e pesou na decisão dos investidores”, afirma Eloren Andreani, cofundadora e diretora de CS (Customer Sucess).

O montante foi levantado junto a mais de 250 investidores-anjo, de grupos, como Anjos do Brasil, BR Angels, Smart Network, Harvard Angels, Insper Angels e Malbec Angels, além de recursos da SITAWI Finanças do Bem e da Synthase Impact Ventures.

O dinheiro chegou em boa hora. De lá para cá, a Incentiv.me, praticamente dobrou o time, que hoje conta com 77 pessoas, espalhadas por Florianópolis, Salvador, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, entre outras cidades pelo Brasil. O recurso também vem sendo aplicado em melhorias na plataforma que, a partir do mês que vem, apresentará novidades, e no desenvolvimento de mais um produto – o Monitore, uma ferramenta que faz gestão dos resultados dos incentivos, e que foi lançada recentemente.

‘Estar na lista das 100 Startups to Watch

“Essa ferramenta é muito importante e útil a quem precisa acompanhar seus indicadores para nutrir sua política de investimento. Dentro de um relatório ESG, por exemplo, ela contribui enormemente com o S, de social”, afirma Eloren Andreani. No mercado há apenas um mês, o Monitore já conta com clientes como Nubank e SulAmérica.

Em tempo: a Incentiv.me é uma taxtech, plataforma de inovação tributária, que liga pessoas físicas e, sobretudo, jurídicas que querem doar parte dos impostos a pagar a projetos de impacto social. Simplificando, ela busca projetos para dar “match” com pessoas e empresas que querem doar para projetos sociais, aproveitando leis de incentivos fiscais. O interessante é que, pela política da Incentiv.me, ela só é remunerada quando há sucesso. Se o “match” não acontece, ela não recebe. Isso dá fôlego às empresas que buscam por esse tipo de investimento, porque, muitas vezes, elas não têm como arcar com custos – e justamente por isso estão à procura de recursos.

Criada em 2018, por Eloren Andreani e os sócios, Thaís Nicolau e Douglas Nicolau, a Incentiv.me já fechou mais de 400 projetos e, tem previsão de faturamento de R$ 5 milhões para este ano. “Sou suspeita para falar, mas amo o nosso trabalho. São muitas vidas impactadas. Quando a gente vê um hospital que construiu uma ala nova ou um asilo que montou uma lavanderia profissional com os investimentos que a Incentiv.me ajudou a captar… não tem preço”, diz Andreani.

Ela conta que, especialmente na pandemia, o trabalho que fazem cresceu, provavelmente, porque aumentou a conscientização e a vontade de ajudar. “Buscamos viabilizar projetos no Programa Covid Zero, que criamos durante nesse período, aproveitando leis que beneficiavam diretamente dois públicos atingidos – idosos e crianças e adolescentes. Destacamos o IOS (Instituto de Oportunidade Social) e o Hospital de Câncer de Pernambuco como exemplos de instituições para as quais fizemos a ponte, possibilitando que pudessem receber investimentos. Imagine a nossa alegria”, comemora Andreani… leia mais em PEGN 10/05/2022