A Euronext vai, afinal, retirar a proposta de 5,5 bilhões de euros apresentada há uma semana para adquirir a Allfunds, que, mesmo após discutir os termos, considerou a proposta “desadequada”.

Inicialmente, entendia-se que o sucesso da oferta dependia das negociações levadas a cabo com o maior acionista da Allfunds, a americana Hellman & Friedman.

Mas, segundo avança a Reuters, a proposta foi retirada essencialmente devido à “queda do valor das ações da Euronext desde que avançou com a oferta e a incerteza da proposta relativamente a timings e financiamento”. Só na última semana, as ações da gestora de diversas bolsas europeias, incluindo a de Lisboa, caíram 10%.

Para a Allfunds, adianta ainda a agência noticiosa, a proposta da Euronext é “desadequada”. A plataforma de distribuição de fundos terá chegado a discutir “os termos da proposta com a Euronext, mas não foi alcançado nenhum entendimento, pelo que as negociações terminaram”, cita a Reuters.

Euronext retira proposta pela aquisição da Allfunds

Por seu lado, a Euronext esclarece que não houve qualquer rejeição da oferta por parte da Allfunds, até porque “a oferta [de 5,5 mil milhões] era indicativa e não definitiva”.

“O que aconteceu foi que, na sequência do processo de due diligence (o processo de análise prévia), a Euronext decidiu retirar a oferta“, avança ao ECO a assessora da Euronext, Sandra Machado… leia mais em Ecco 01/03/2023