Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos”, escreveu Charles Dickens em Um conto de duas cidades. O mesmo pode ser dito sobre o financiamento da biotecnologia hoje.

No lado positivo: inovação florescente, atividade robusta de fusões e aquisições (M&A) e tamanhos médios de rodadas de financiamento privado de biotecnologia em uma alta de 15 anos. No lado negativo: mercados públicos teimosamente silenciados e capitalistas de risco (VCs) cautelosos e exigentes lutando para levantar seus próprios fundos novos no “pior [ambiente] que já vi” para arrecadação de fundos de VC, de acordo com Antoine Papiernik, presidente e sócio-gerente da Sofinnova. A maioria das biotecnologias está presa em um ciclo de baixa profundo e duradouro.

A maioria — mas não todos. Três anos após o início de sua queda dos picos recordes da pandemia, a biotecnologia continua sendo um setor de fortunas extremamente divergentes. Os gatos gordos: empresas com — e investidores em — ativos em estágio clínico nos radares de aquisição das grandes farmacêuticas, ou equipes de gestão com um forte histórico. Os pobres: grupos em estágio inicial para os quais a música parou antes da prova de conceito…..

O novo amanhecer

Dado um 2023 sombrio, a maioria concorda com Naveed Siddiqi, da Novo Ventures, que “as coisas se sentem melhor agora do que nesta época do ano passado”. O quanto melhor depende de onde você está sentado. Os poucos escolhidos — biotecnologias e investidores que trabalham nos espaços certos, com a experiência certa — têm mais dinheiro do que nunca e oportunidades ricas em todo o mundo. O resto ainda enfrenta tempos difíceis, à medida que as incertezas macroeconômicas e geopolíticas continuam a testar a confiança dos investidores….leia mais em Nature Biotechnology 08/08/2024