Aqui estão 7 maneiras pelas quais a due diligente pode ajudar antes de um compromisso final.

A due diligencia pode parecer assustadora, mas na verdade é apenas uma análise de risco aprofundada e de bom senso antes de fechar um negócio.

A maioria dos empreendedores trabalha arduamente para obter um acordo de aperto de mão de um investidor e depois tende a relaxar e esperar que o cheque seja compensado. O que eles não percebem é que cerca de metade dos acordos de investimento não são fechados nesse estágio, incluindo acordos de fusões e aquisições, durante o processo de due-diligence. O mesmo vale para os investimentos em Dragon’s Den e Shark Tank que você vê na TV.

Lembre-se de que os investidores neste estágio ouviram principalmente o fundador e apenas revisaram os planos de negócios e garantias por escrito. No entanto, obter financiamento exigirá que os investidores e fundadores superem esse obstáculo para estabelecer a confiança nesse sindicato. Quando um investidor decide financiar um negócio, a due diligence, muitas vezes referida como DD no mundo do VC, é o próximo passo, para conhecer e entrevistar todos os principais membros da equipe, visitar o local da empresa e acompanhar os primeiros clientes e consultores e execute várias outras verificações para atender aos parâmetros de investimento para dar um sinal verde ao negócio. Todo mundo espera alguns solavancos, mas problemas sérios não revelados provavelmente acabarão com o negócio.

Financiamento de Capital de Risco: Deal or No Deal?

Para os empreendedores, a due diligence pode parecer um processo misterioso, com fórmulas secretas e perguntas complicadas, para dar vantagem aos investidores. Na verdade, é apenas uma análise aprofundada e de bom senso dos principais parâmetros de sucesso de qualquer startup para avaliar o risco antes do compromisso final.

Aqui estão sete elementos-chave do negócio que normalmente são incluídos na avaliação:

1. Sinergias, comprometimento e profundidade da equipe
Uma equipe disfuncional colocará em risco até mesmo os melhores planos. Um investidor inteligente normalmente entrevistará todos os principais membros da equipe e procurará evidências de comprometimento com os mesmos objetivos, profundidade de habilidades e experiência e respeito por todos os constituintes. Lacunas de habilidades ou agendas não divulgadas podem paralisar seu investimento.

2. Interação com o cliente e o mercado
Os investidores testarão seu relacionamento com clientes reais, com base nos dados que você fornecer. Clientes existentes e potenciais que ecoam sua paixão podem ser seu melhor suporte, enquanto nenhuma interação ou interesse do cliente também pode ser um grande negativo. É inteligente entrar em contato e preparar todos os clientes antes que os investidores liguem.

3. Prontidão e qualidade da solução
Esse elemento geralmente é chamado de due diligence técnica e geralmente consiste em um dia com sua equipe de engenharia e marketing liderada por líderes de equipe internos. Esta é realmente uma avaliação da equipe e dos processos internos, bem como do produto. Discussões relacionadas incluem status e planos de propriedade intelectual.

4. Posicionamento competitivo e barreiras à entrada
Para esse elemento, os investidores normalmente procuram um especialista externo para validar sua análise de concorrentes e posicionamento. Novamente, você precisa evitar quaisquer surpresas certificando-se de ter mencionado todos os principais concorrentes e preparado completamente a equipe de investidores em sua estratégia e direção.

5. Estrutura do negócio e riscos financeiros
Esteja preparado para apresentar uma tabela cap detalhada, identificando por porcentagem todos os proprietários, investidores e devedores. Quaisquer riscos financeiros incomuns, incluindo contingências, grandes contratos, falências recentes ou negações de crédito por parte de quaisquer proprietários devem ser divulgados. A estrutura do negócio deve ser clara e simples.

6. Histórico de estabelecimento e cumprimento de marcos
Os investidores descobriram que os resultados até o momento em uma startup são muito indicativos de resultados futuros. Empreendedores que estabelecem marcos para sua equipe e consistentemente cumprem ou superam os compromissos têm muito mais chances de fazer o mesmo com os fundos investidos. Nenhum marco definido ou a maioria não alcançada é uma grande bandeira vermelha.

7. Esqueletos no armário
Nenhum investidor gosta de ser surpreendido em sua due diligence por problemas fiscais individuais ou de startups não divulgados, questões regulatórias ou publicidade negativa, seja atualmente ou nos últimos cinco anos. Sua melhor defesa contra qualquer negativa é a divulgação completa e antecipada, seguida de uma explicação confiável, sem desculpas e com muitos aspectos positivos desde então.

Com base em minha própria experiência como investidor-anjo, estou convencido de que surpresas raramente são uma intenção do empresário de fraudar ou mesmo enganar potenciais investidores. Mais frequentemente, é simplesmente uma falta inocente de divulgação do relacionamento atual e questões operacionais que podem levantar dúvidas dos investidores sobre a saúde do negócio, apesar de uma grande oportunidade e um ótimo produto.

A melhor estratégia empreendedora para due diligence é ser o mais aberto e transparente possível com seus investidores, tratá-los como seu parceiro em um relacionamento e divulgar todos os problemas e segredos que possam ajudá-los na tomada de decisões. Os problemas e deficiências atuais devem ser divulgados da maneira mais positiva possível aos investidores, antes que os problemas sejam expostos como surpresas durante o processo de diligência. Mesmo uma surpresa negativa implica em outras esperando para serem encontradas e irão matar sua integridade, bem como azedar o negócio.

É sempre justo fazer as perguntas comparáveis ​​de um investidor para evitar surpresas nesse sentido. Contratar um investidor para uma startup é uma parceria ou casamento de longo prazo, então ambos os lados precisam do mesmo nível de confiança e comprometimento.

É bom começar com um pouco de mistério em um relacionamento, mas nenhum dos lados gosta de surpresas durante a lua de mel ou mais tarde…Escrito por Somalika Tiwari, Consultora de startup, Ex-JP Morgan…. leia mais em Medium 03/05/2023