A EDF Renewables, braço de energia renovável do grupo francês EDF, acaba de comprar um dos parques de energia solar da Volga Energia, localizado em Urandi, no estado da Bahia, apurou o Pipeline. O empreendimento, ainda em desenvolvimento, tem o potencial de geração de 250 MW. A transação já foi submetida para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A aquisição faz parte de um esforço da EDF para ampliar sua presença em energias renováveis no Brasil, onde já atua nos setores de transmissão e de geração hídrica e térmica. Em 2017, adquiriu da Canadian Solar o projeto greenfield Pirapora, que está localizado em Minas Gerais e tem capacidade de geração de 400 MWp. Trata-se de um dos maiores complexos solares da América do Sul, com contrato de venda de energia por 20 anos.

A EDF tem ainda dois complexos eólicos operacionais, o Folha Larga Norte, na Bahia, com capacidade de geração de 344,4 MW, e o Serra do Seridó, na Paraíba, com capacidade de 480 MW. Além disso, está investindo em outro projeto eólico na divisa entre os estados da Bahia e Minas Gerais, com previsão de início da operação comercial no fim de 2024 e investimento estimado de R$ 1,8 bilhão.

Já a Volga segue com outros três projetos na Bahia, um de geração eólica em Urandi; um de solar e eólica, entre as cidades de Ipupiara e Brotas de Macaúbas; e outro só de eólica, que passa por Licínio de Almeida e também por Urandi. A companha também possui uma usina hidrelétrica em Goiás, uma pequena central hidrelétrica no Paraná e uma fatia de 8,4% na Athon Energia, que atua em geração distribuída e tem a gestora AZ Quest entre os … leia mais em Pipeline 18/07/2024