As gigantes estão cada vez mais interessadas em comprar startups brasileiras e dispostas a pagar bem para ter negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos ao seu lado. A prova mais marcante dessa tendência está no aumento das fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês) envolvendo startups no país. Em 2011, houve apenas seis transações do tipo. Já entre janeiro e novembro de 2021, foram 227 M&As com startups. O crescimento foi de quase 38 vezes em uma década.

Há poucos dias, a TALLOS deu um importante passo para consolidar sua posição no mercado brasileiro ao concretizar sua aquisição pela RD Station, líder em software de marketing e vendas voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas e que faz parte do grupo TOTVS. A negociação envolveu 100% do capital social da TALLOS, que é hoje estimado em R$12,7 milhões.

Inicialmente, foi pago o valor de R$6,7 milhões, equivalente a 52,75% do negócio. O pagamento complementar será feito com base em um novo valuation futuro, atrelado à receita líquida referente aos próximos dois anos e ao cumprimento de outras condições. “Ser a maior e melhor empresa de conversational commerce sempre foi uma visão nossa, da TALLOS. E depois de uma análise minuciosa e reflexões sobre como impulsionar o nosso crescimento, fechamos essa parceria com a RD Station”, ressalta Arthur Frota.

O CEO da startup ainda explica: “Esse passo dado é um grande marco para as startups aqui do Ceará para que, unidos aos mercados e empresas do eixo Sul-Sudeste, possamos impactar mais ainda a vida dos pequenos e médios empreendedores. Com isso, conseguiremos acelerar o nosso plano de crescimento e atingirmos a meta de tornar a TALLOS a maior plataforma de conversational commerce do país, consequentemente da América Latina. Agora vamos conseguir acelerar ainda mais o nosso plano por meio de novos investimentos. Essa negociação prevê várias etapas, tudo muito positivo para o ecossistema. A forma que tocamos essa negociação foi muito inteligente, pois não foi uma venda na qual os fundadores saem da operação, pelo contrário, foi construído um passo a passo em que a TALLOS cresce juntamente com eles, com isso a gente consegue movimentar mais a comunidade. Vamos continuar em Maracanaú, expandindo a região e gerando mais empregos. Mas a gente não para por aí, coisas boas ainda virão pra gente lançar no mercado”, encerra Arthur Frota.

Os benefícios da expansão e como será a atuação das duas empresas

A TALLOS surgiu para simplificar o processo de relacionamento com clientes por meio dos canais digitais, ajudando pequenas e médias empresas a estruturar seu atendimento, tanto humanizado quanto automatizado. Em seu novo momento de expansão no mercado, a empresa cearense planeja gerar uma média de 100 novas oportunidades de emprego em Maracanaú, município onde está sua sede, ampliando a capacidade de operação. A expansão será possível após a recente aquisição da TALLOS pela RD Station, que permitirá novos investimentos, inclusive em infraestrutura e a ampliação da sua força de trabalho, triplicando o número de colaboradores. No ano passado, a startup já tinha aumentado em 450% a sua força de trabalho.

Atualmente, a TALLOS é uma das maiores plataformas de conversational commerce, ambiente inteligente de relacionamento com o consumidor, e conta com mais de 12 mil usuários em todo o Brasil. A ferramenta permite a otimização do atendimento e potencializa a força de vendas dos clientes.

“É importante esclarecer que a TALLOS e a RD Station seguirão atuando de forma separada e seus fundadores ficarão à frente dos negócios. Possíveis sinergias entre os produtos estão sendo estudadas e algumas novidades devem ser anunciadas no RD Summit, evento de marketing, vendas e inovação organizado pela RD Station, que acontecerá de 26 a 28 de outubro em Florianópolis”, explica Arthur Frota.

Com informação da AD2M Engenharia de Comunicação