Um novo fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) busca fazer apostas alavancadas em uma das áreas de pior desempenho do mercado de ações dos EUA este ano.O RiverNorth Enhanced Pre-Merger SPAC ETF lançado na semana passada, investe nas empresas de propósito específico para aquisições, ou Spacs, antes de se fundirem com uma empresa-alvo.

Existem pelo menos oito outros fundos negociados em bolsa nos EUA focados em “empresas de cheques em branco”, como são conhecidas as Spacs, mas esse novo fundo seria o primeiro a usar alavancagem, segundo o CEO da RiverNorth Capital Management, Patrick Galley. O fundo gerenciado ativamente tem a opção de usar swaps para oferecer alavancagem em Spacs.

Gestoras buscam oferecer ETFs com estratégias ampliadas à medida que o setor de US$ 6,2 trilhões fica mais saturado e novos produtos oferecem uma maneira de cobrar tarifas mais altas. ETFs alavancados de ação única também acabam de ser lançados.

Fundo alavancado visa '
Pixabay

Mesmo que os aumentos das taxas de juros prejudiquem negócios especulativos, como “empresas de cheques em branco”, Galley vê isso como um momento oportuno para o lançamento. As Spacs caíram cerca de 22% este ano, de acordo com um índice.

“Se você olhar para a história do mercado de Spacs, o momento não poderia ser melhor”, disse Galley. “Preferimos comprar na baixa e vender na alta em vez de comprar na alta e vender na baixa.”

As Spacs levantam capital com o propósito explícito de fazer uma aquisição, geralmente dentro de dois anos. O dinheiro que uma Spac obtém em uma oferta pública de ações fica em um fundo que paga juros, enquanto suas ações são negociadas em bolsa como a de qualquer outra empresa.

Mas a grande maioria das Spacs agora está sendo negociada com desconto em relação a esses fundos, graças a um excesso de oferta, baixo desempenho pós-fusão e preocupações crescentes de que muitas Spacs que já abriram capital não encontrarão uma empresa-alvo para aquisição… leia mais em Valor Econômico 19/07/2022