A firma de investimento focada em transição energética de Bill Gates, Breakthrough Energy Ventures, que tem entre seus investidores nomes como Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Jack Ma e Richard Branson, levantou US$ 839 milhões em seu terceiro fundo. Trata-se da maior captação do ano para um veículo de venture capital dedicado ao clima.

O montante, porém, ficou abaixo da meta anunciada em julho do ano passado, de US$ 1 bilhão, valor próximo do levantado no segundo fundo em 2021.

Fundada por Bill Gates em 2015, a Breakthrough foi uma das primeiras firmas de venture capital dedicadas a investimentos voltados para o clima. A companhia já investiu em dezenas de negócios, como a Boston Metal, de extração de minerais de alto valor agregado, como nióbio e tântalo de rejeitos de mineração; a Redwood Materials, que tem como objetivo reciclar baterias de íons de lítio; a Pivot Bio, de biofertilizantes; e a ElectricHydrogen, de hidrogênio verde.

No venture capital voltado para o clima, as startups de estágio inicial costumam ser vistas como mais arriscadas pelos investidores, por exigir um prazo maior para saída e requerer aportes maiores para escalar as novas tecnologias. Gates afirmou, no ano passado, que fechou 15% das empresas do portfólio da Breakthrough, embora tenha criado outras. No primeiro semestre deste ano, os fundo de clima atraíram cerca de 5% do capital comprometido para a indústria de venture capital, segundo dados do PitchBook… leia mais em Pipeline 01/08/2024