O iV Ventures, fundo de impacto socioambiental do Instituto Votorantim (iV), anuncia seu primeiro aporte. A startup escolhida foi a DEEP, plataforma de mensuração de impacto ESG corporativo, voltada para atender a demanda por avaliação, monitoramento e reporte de grandes e médias empresas. A rodada contou também com os fundos FRAM Capital e NINT, totalizando 9 milhões de reais de investimento em capital semente na startup.

Lançado no dezembro de 2021, o iV Ventures está voltado para startups de impacto em fase inicial e é um dos primeiros a se posicionar como um “venture philanthropy”, conceito ainda novo no Brasil, que combina capital semente mais tolerante ao risco voltado a iniciativas que endereçam questões socioambientais. O fundo tem sob gestão 20 milhões de reais destinados a empreendedores com soluções com o mínimo produto viável (MPV) em três setores estruturantes para o país: água e saneamento (AES), economia de baixo carbono (EBC) e habitação de interesse social (HIS).

Deep recebe aporte

Os três segmentos foram escolhidos também considerando a escassez de capital semente disponível para essas áreas e a necessidade de impulsionar os ecossistemas, apoiando os empreendedores dedicados ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas que podem contribuir para a resolução de problemas estruturais do Brasil.

“O propósito do iV Ventures é impulsionar o ecossistema de negócios de impacto, trazendo um capital mais paciente e com maior tolerância a risco, para iniciativas de impacto em estágio inicial. O objetivo é dar musculatura aos empreendedores e prepará-los para acessar outros bolsos de capital privado, como venture capital, futuramente”, diz Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim… leia mais em tiinside 27/07/2022