As duas startups planejam expandir sua atuação para todas as etapas da produção, distribuição e venda de alimentos e medicamentos que exigem refrigeração.

A startup carioca Syos e a catarinense PackID anunciaram a seus clientes e colaboradores que concluíram em janeiro de 2023 uma operação para fusão das duas empresas. Ambas atuam no mesmo setor, o de monitoramento de temperatura na cadeia do frio, ajudando a resolver um dos principais problemas de quem produz, transporta ou vende alimentos e medicamentos que necessitam de refrigeração: o desperdício e comprometimento de produtos por falta de conservação adequada.

Syos anuncia fusão
Com a fusão, será possível ampliar a oferta para toda a cadeia produtiva de alimentos e medicamentos que exigem refrigeração, como indústrias, transportadoras, centros de distribuição, operadores logísticos, mercados, food service, laboratórios, clínicas e hospitais.

Esta expansão será possível graças à complementaridade do trabalho das duas startups: desde sua fundação, a SYOS esteve mais focada no setor do varejo alimentar, enquanto a PackID tem a maior parte de seus clientes na indústria farmacêutica.

Por meio do uso de Inteligência artificial e Internet das Coisas, as startups oferecem soluções para que os clientes possam gerenciar o frio de câmaras frias, balcões e gôndolas e identificar com antecedência falhas que podem comprometer a qualidade das mercadorias, reduzindo perdas financeiras e desperdício.

Com a fusão, o nome da empresa permanece SYOS e o time da PackID será incorporado na nova estrutura. O CEO continuará sendo o engenheiro de produção Paulo Lerner, enquanto a CEO da PackID, a engenheira de alimentos Caroline Dallacorte, entra para o time exercendo a função de diretora de Crescimento. Com faturamento projetado superior a R$ 20 milhões, a SYOS tem como meta alcançar mais de 1 mil clientes em 2023.

“É com enorme satisfação que anunciamos a fusão com a PackID. Ganharemos conhecimento de novo segmento de atuação e contaremos com a experiência no mercado da founder Caroline Dallacorte para virar referência na gestão do frio alimentar e fármaco”, comenta Lerner.

Caroline Dallacorte comemora a união das duas startups, onde a troca de diferentes experiências e tecnologias levará a uma nova e importante fase de atuação. “Nossos clientes poderão enxergar uma união de forças, que trará mais resultados e ganhos para eles através da evolução tecnológica de serviços da nossa plataforma. Assim, poderemos entregar cada vez mais excelência, sempre buscando resolver a dor do cliente e contribuindo com o nosso propósito como empresa”, explica ela.

DESPERDÍCIO

O desperdício de alimentos é um problema que mobiliza organizações de todo o planeta e sua redução é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. De acordo com o último levantamento do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos vendidos às famílias, varejistas, restaurantes e outros serviços alimentares foram desperdiçadas. Um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados.

Em sua nova fase de atuação, compreendendo toda a cadeia produtiva, a SYOS pretende criar um selo de certificação de monitoramento de temperatura, com o objetivo de ajudar produtores e comerciantes a demonstrar à sociedade sua preocupação com a qualidade dos alimentos e a redução do desperdício.

Com informações da duplasolucao 07/02/2023