Fusão entre Santis e Bruemi revoluciona o mercado de M&A
Objetivo da união visa transformar a jornada de crescimento das empresas em oportunidades de Fusões e Aquisições, impulsionando o número de transações no Brasil.
O mercado brasileiro ainda é subdesenvolvido no campo de Fusões e Aquisições. De um lado, há mais de 22 milhões de empresas em operação, mas são realizadas cerca de 1.500 transações de M&A por ano. O principal fator limitante é o tamanho das empresas que desejam vender participação ou captar recursos.
A Santis, uma boutique de M&A com sólido histórico de sucesso em transações de compra e venda de empresas e captação de recursos, possui um braço de consultoria em Gestão de Valor, que é direcionado a empresas que planejam realizar um M&A dentro de um prazo de um a três anos, mas desejam aumentar o seu valor, bem como a chance de sucesso em uma transação.
Já a Bruemi, uma consultoria que oferece serviços de Gestão Estratégica Financeira, desenvolvimento de Planos de Negócios, Valuation, programas de Vesting e soluções de Capital Humano, se destaca por ter um conhecimento específico no atendimento de startups, pequenas e médias empresas, um segmento que demanda uma atenção especial e uma flexibilidade superior devido à baixa utilização de ferramentas de gestão e de sofisticação nos controles financeiros.
As duas marcas compartilham a mesma visão, ou seja, colocar genuinamente o interesse dos seus clientes em primeiro lugar, sendo a Santis reconhecida por ter uma atuação humanizada nos M&As que realiza.
Diante dessa afinidade de visão e atuação complementar, os sócios Felipe Argemi e Victor Reyes iniciaram conversas sobre uma possível combinação dos negócios no final de 2023, resultando na fusão das empresas em setembro de 2024. A nova empresa manterá o nome da Santis. “A complementaridade entre Santis e Bruemi no segmento de Gestão de Valor se torna um diferencial único no mercado, permitindo que a Santis ofereça uma solução integrada e exclusiva, participando de toda jornada dos nossos clientes”, diz Reyes
Um processo de M&A é o ápice da carreira de um empreendedor, afinal apenas empresas de sucesso passarão por um processo de venda ou captação de recursos, e o objetivo da Santis é participar de toda a jornada das empresas até um M&A.
Argemi destaca que o objetivo é aumentar o número de empresas preparadas para realizar um M&A, contribuindo para um aumento expressivo no número de transações no Brasil. “Das mais de 22 milhões de empresas ativas no Brasil, mais de 21 milhões não atingem a marca de R$10 milhões de faturamento anual. Vemos uma grande oportunidade de fornecer a esses empresários o conhecimento necessário para que possam crescer de forma sustentável e se tornarem candidatas viáveis a um M&A”, pontua.
A união visa preencher uma lacuna importante no mercado de fusões e aquisições, especialmente para as pequenas e médias empresas que necessitam de preparação e suporte estratégico para aumentar suas chances de sucesso em transações.
A necessidade de preparação de uma empresa para venda no futuro é crescente, já que a falta de sucessão nas empresas, um fenômeno que tem sido observado em todo o mundo, se torna cada vez mais latente no Brasil. “Se a empresa não estiver preparada para uma venda, todo o esforço e o legado construídos pelos empresários correm o risco de se perder”, alerta Reyes.
Por fim, a fusão das empresas não visa apenas a otimização das transações de M&A, mas também criar um ambiente mais saudável para o crescimento empresarial no Brasil, impulsionando a longevidade e a sustentabilidade das empresas atendidas.
Felipe Argemi é Sócio-Fundador da Santis, com experiência de mais de 15 anos em Fusões e Aquisições e Finanças Corporativas. Victor Reyes é graduado em Administração de Empresas (FMU), Ciências Contábeis (PUC), MBA Finanças (UNIB). Atuou 25 anos como executivo.
Com informacoes de Carolina Lara 04/10/2024