Destaques do dia 07/12/2022: Eneva & Cambuhy/BTG; Gruvi & Superlógica/ Cyrela/ Intelbras; M&As/IPOs & maiores da história;  publicados no Portal de Fusões & Aquisições.

Fusões & Aquisições Principais destaques do dia 07/12/2022

INSIGHT DO DIA: Humores & Rumores

Eneva: Cambuhy e três fundos montam bloco de 35% A Cambuhy — que é dona de 19,5% da Eneva — fechou um acordo de acionistas com três fundos para formar um bloco que terá 35,7% do capital da companhia elétrica. Os três fundos envolvidos no acordo são a Dynamo (que tem 9,8% do capital), a Atmos (4,6%), e a Velt Partners (1,6%). O acordo — que vincula quatro dos cinco maiores acionistas da empresa — dará ao bloco um poder econômico maior que o do BTG Pactual, que tem 24% do capital da Eneva por meio de um veículo dos sócios do banco, e que passa a ser o segundo maior acionista de facto da companhia. A junção dos quatro fundos vem em meio a tensões constantes na relação entre o BTG e a Cambuhy, que têm visões estratégicas diferentes sobre a empresa. Enquanto o BTG tem uma visão mais agressiva em relação à estratégia de M&As da Eneva, a Cambuhy tem uma postura mais conservadora, dizem fontes a par do assunto. O acordo de longo prazo vai vincular todas as ações já detidas pelos quatro fundos, bem como as ações que sejam adquiridas por meio de subscrições de novas ações, bonificação ou desdobramento.

“DEAL” DO DIA

No Brasil

Superlógica, Cyrela e Intelbras se unem para criar o Gruvi A gestora americana de private equity Warburg Pincus investiu R$ 300 milhões na Superlógica, empresa de softwares de ERP para condomínios, administradoras e imobiliárias, a visão era clara: levar tecnologia para um setor analógico e que estava sendo disruptado por players como QuintoAndar e Loft. Desde então, a Superlógica fez seis M&As consolidando a sua presença no mercado B2B no segmento. Mas o que pode ser o passo mais ousado da companhia está sendo dado agora. Em sociedade com a construtora Cyrela e a empresa de tecnologia Intelbras, a Superlógica lança o Gruvi, um superapp para o mercado B2C. O Gruvi, uma contração das palavras grupo de vizinhos, nasce com um potencial enorme. “A Superlógica tem mais de 100 mil condomínios em sua base com 30 milhões de moradores”, diz Carlos Cêra, CEO da Superlógica. “Pretendemos levar essas 30 milhões de pessoas para o Gruvi.” Com um custo de aquisição de clientes (CAC) mais barato, o negócio pode virar um grande gerador de negócios para os sócios e os parceiros que se plugarão na plataforma aberta que está sendo criada.

Saiba quais são as  Transações no Brasil 

No Exterior

Maiores M&As & IPOs da história – 2022 é um ano terrível para os mercados de capitais. Quando as coisas acontecem, os mercados de capitais estão praticamente mortos – sem grandes negócios ou IPOs. Mas vamos olhar para a história, para aprender alguns conceitos básicos sobre os maiores negócios da história, de M&As, IPOs a alguns dos unicórnios mais valiosos agora. A Vodafone apareceu algumas vezes! Maiores transações. Em anos loucos como 1999/2000 e 2006/2007, onde os mercados estavam voando alto, assim como os tamanhos de M&As. A Aramco é o maior IPO da história, seguido pelo Alibaba e Softbank. Masayoshi Son é a sobreposição comum de todos os três!

Saiba  quais são as Transações no Exterior 

Leia todas as notícias do dia selecionadas pelo Portal e Fusões & Aquisições na Newsletter diária. CLIQUE AQUI e assine nossa Newsletter.