O private equity foi responsável por 45% das 410 transações na indústria esportiva nos últimos 12 meses.

A indústria esportiva atingiu um marco histórico em fusões e aquisições (M&A) em 2024, com um crescimento de 44% em negócios em comparação a 2023, conforme relatório da Oaklins, publicad0 com exclusividade pela SportsPro Media. No total, foram realizadas 410 transações, sendo 45% provenientes de investimentos de private equity, que quase dobrou, saltando de 96 para 190 negócios.

Esse aumento foi impulsionado pelo interesse crescente de investidores, causado pelo maior engajamento dos fãs e pela inovação em tecnologia esportiva. Entre os destaques, o Buffalo Bills e o Miami Dolphins firmaram os primeiros acordos de private equity na NFL, vendendo 10% das ações para Arctos Partners e Ares Management, respectivamente. Oaktree Capital Management adquiriu o Inter Milan, enquanto o Everton foi comprado pela Roundhouse Capital em um acordo de £ 400 milhões (US$ 513 milhões).

Número anual de M&A no setor esportivo dividido por tipo de comprador
Número anual de M&A no setor esportivo dividido por tipo de comprador

Com a crescente valorização de equipes esportivas como ativos rentáveis, as ligas se tornaram mais atraentes para os investidores, devido à sua estabilidade financeira e previsibilidade de receita. ..Leia mais em sportspro. 06/03/2025