M&A se recupera. Após meses complicados no mercado de transações espanhol, a crise vivida no mercado de fusões e aquisições parece ter acabado. De acordo com a TTR Data, o mercado transacional espanhol registrou até novembro um total de 2.939 negócios com um valor agregado de 89.764 milhões de euros.

Esses números representam um aumento de 2% no número de transações, bem como um aumento de 20% no capital mobilizado, em comparação ao mesmo período de 2023. Esperando que esse crescimento progressivo continue, as expectativas para o próximo ano são promissoras, com foco em setores específicos e uma clara tendência para transações mais estratégicas.

PERSPECTIVAS PARA 2025: CONSENSO OTIMISTA

Todos os especialistas financeiros consultados concordam que 2025 será um ano de recuperação. Aqueles que contribuem para a formalização e fechamento de transações corporativas vislumbram um futuro promissor.

Da empresa de consultoria financeira Norgestion, eles expressam seu otimismo em relação ao mercado de fusões e aquisições. Eles reconhecem que começaram o ano com um portfólio sólido, que conseguiram converter em transações concluídas, e esperam que 2025 siga uma tendência semelhante.

“A queda nas taxas nos permite pensar em um maior apetite dos investidores por parte do private equity, bem como novas estreias ou operações secundárias no mercado de capitais”, acrescenta José Antonio Barrena, presidente da Norgestion. Na mesma linha, Ignacio Basagoiti, diretor-gerente do grupo de consultoria transacional da Alvarez & Marsal na Península Ibérica (Espanha e Portugal), compartilha uma perspectiva positiva para o próximo ano.

Nossa perspectiva na A&M para 2025 é boa, dado que ainda há muito dinheiro disponível para investimento por fundos – e uma grande necessidade de fundos de private equity para rotacionar portfólios”, ele diz… leia mais em IberianLawyer 02/01/2025