A Galp, Naturgy, Cubico, Verbund e Statkraft estão na corrida à compra de uma carteira de ativos da EDP Renováveis e Ardian. De acordo com a notícia avançada pelo Cínco Dias, em causa estão projetos avaliados em mais de mil milhões de euros.

Uma das operações em curso diz respeito ao Projeto Sorolla da EDP Renováveis. A empresa está a vender uma carteira de 256 MW de ativos eólicos em Espanha por cerca de 500 milhões. Os portugueses, que estão a ser aconselhados pelo Santander no decorrer deste processo, colocam o fundo britânico Cubico como favorito à compra destes ativos, segundo o jornal. Interessados estão também a Galp, a Naturgy, a Statkraft e austríaca Verbund.

Galp na corrida à compra de ativos da EDP Renováveis em Espanha

Está em causa também a venda da carteira de renováveis do fundo Ardian. São 422 MW em energia eólica adquirida em 2019, que faziam parte da extinta Renovalia. Segundo a publicação espanhola, o Santander e o BBVA estão a coordenar o processo avaliado em cerca de 800 milhões. Os finalistas, que deverão apresentar as suas propostas finais nos próximos dias, são a Galp, a Naturgy e a empresa nórdica Statkraft.

Segundo o Cínco Dias, o setor das renováveis tem sido uma das áreas em destaque no mercado espanhol de fusões e aquisições nos últimos meses, sendo caracterizado pelo jornal como uma autêntica “tábua de salvação” neste mercado… leia mais em Sapo 16/05/2023