A Tractebel Energia, controlada indiretamente pela GDF Suez, informou hoje ao mercado brasileiro que o grupo francês estuda uma nova aquisição de ações da International Power (IP), por 390 centavos de libra esterlina por ação. Segundo a subsidiária brasileira, a GDF Suez acredita que uma possível fusão com a IP simplificaria a estrutura do grupo e traria benefícios para as duas empresas.

A GDF Suez publicou ontem nota com relação à proposta. De acordo com a energética francesa, a proposta tem o apoio de seus maiores acionistas, mas que ainda não se trata de uma oferta firme nem há uma garantia de que ela será feita.

“Uma fusão total da International Power e GDF Suez proporcionaria benefícios significativos para ambas as empresas, e permitiria que a International Power atingisse sua estratégia de crescimento mais rapidamente e com maior segurança do que sob a estrutura existente”, diz o comunicado da GDF Suez.

Em fevereiro de 2011, a GDF Suez adquiriu 69,8% de participação na IP, que passou a se chamar International Power GDF Suez. A subsidiária desta empresa para a América Latina é controladora da Tractebel Energia com 68,71% de participação.Por Rodrigo Polito e Marta Nogueira |
Fonte:Valor30/03/2012