Gestão de Resíduos: EBITDA e Múltiplos de avaliação 2024
O relatório agrega dados de múltiplos de EBITDA e receita referentes à venda de empresas privadas de gerenciamento de resíduos no primeiro trimestre de 2024. O relatório foi elaborado por Evan Bailyn e equipe, e publicado no site da First Page Sage, empresa de marketing de SEO. Os dados foram coletado junto a empresas de private equity, entrevistas com especialistas e bancos de dados proprietários.
As tabelas abaixo mostram o EBITDA médio e os múltiplos de receita para empresas de gerenciamento de resíduos, discriminados por subsetor da indústria, bem como EBITDA e faixa de receita.
Múltiplos de EBITDA para Empresas de Gerenciamento de Resíduos Privados – 2024
Múltiplos de Receita para Empresas Privadas de Gerenciamento de Resíduos – 2024
O estado da Gestão de Resíduos M&A no H1 2024
Ao contrário da maioria das indústrias, que têm lutado nos últimos anos, o gerenciamento de resíduos tem visto um crescimento constante, provavelmente devido ao seu status como um serviço essencial. As empresas de gerenciamento de resíduos têm negócios estáveis, levando a fluxos de receita consistentes para proprietários e investidores privados. Essa tendência é especialmente pronunciada nos EUA, que representa ~12% da produção global de resíduos, apesar de ter apenas ~4% da população mundial.
O gráfico a seguir mostra a tendência dos múltiplos de “valuation” para empresas privadas de gerenciamento de resíduos entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2024.
Múltiplos EBITDA de Gerenciamento de Resíduos Privados, 1ºS2020 – 1ºS 2024
Nossas entrevistas com compradores de empresas de gerenciamento de resíduos revelaram duas áreas principais de preocupação em sua busca por perspectivas: automação e sustentabilidade. Com as empresas de gerenciamento de resíduos cada vez mais focadas na promoção de uma economia circular por meio da reciclagem, a automação se tornou mais importante para os adquirentes. A automação permite uma classificação, processamento e remanufatura mais eficientes. A automação também é vista pelas estratégias como uma ferramenta para lidar com a força de trabalho naturalmente encolhida no gerenciamento de resíduos.
Empresas de serviços ambientais de todos os tipos também estão sob pressão para adicionar componentes ESG aos seus negócios para fins de marca. O movimento em direção à conformidade com o ESG é forte o suficiente para que muitos especialistas projetem que essa tendência continuará no gerenciamento de resíduos, mesmo que a nova legislação não seja introduzida/aprovada. No entanto, os compradores são mais conservadores em sua atitude em relação ao ESG, esperando que seja um componente substantivo da marca caso os regulamentos se apertem nos próximos anos.
Ao considerar o futuro do mercado de fusões e aquisições de gerenciamento de resíduos privados, nossos analistas prevêem as seguintes tendências avançando para 2024:
- A construção de instalações resultará em múltiplos mais altos: com as taxas de descarte de resíduos aumentando como resultado da diminuição da capacidade do aterro, os múltiplos para empresas que têm instalações de processamento de resíduos também estão aumentando. Mas esses aumentos só durarão enquanto as instalações puderem continuar aceitando resíduos recém-produzidos. As empresas focadas na construção de operações, particularmente valiosas instalações de resíduos em energia, serão vistas como de maior valor para os compradores.
- As empresas de PE provavelmente se concentrarão na integração vertical: Ao integrar empresas especializadas em vários estágios de gerenciamento de resíduos (por exemplo, pós-coleta, estações de transferência, recuperação de materiais), as empresas de PE estão priorizando empresas abrangentes capazes de levar materiais residuais de A a Z. As empresas que expandem as operações para gerenciar dois ou mais desses processos provavelmente se encontrem em uma posição favorável quando chegar a hora de vender.
- A sustentabilidade e a automação continuarão a ter um impacto: os compradores de gerenciamento de resíduos querem saber que a empresa que estão considerando para compra está operando de forma sustentável e não exigirá um pivô caro nos próximos 10 anos. As empresas que alavancam a automação para melhorar os processos verão maiores ofertas quando a empresa for ao mercado.
Vendendo sua empresa de Gerenciamento De Resíduos
Os meandros da venda de uma empresa de gerenciamento de resíduos podem tornar o processo particularmente estressante para os empresários. ,.. leia mais em firstpagesage 07/07/2024