A Henry Schein, gigante americana que fabrica e distribui equipamentos odontológicos e vale US$ 8 bilhões na Nasdaq, está comprando o controle da brasileira Schuster, apurou a coluna. A firma gaúcha é conhecida sobretudo por seus “kits acadêmicos”, conjunto de equipamentos exigido de estudantes e dentistas recém-formados e que costuma custar alguns milhares de reais.

Fundada em 1989 como assistência técnica de equipamentos odontológicos, a Schuster se transformou em fabricante e mantém sua planta em Santa Maria (RS). Ao todo, produz 13 linhas de equipamentos odontológicos, de compressores a motores para implantes. A companhia também mantém cerca de 300 centros de assistência técnica pelo país.

Aquisições no Brasil

Já a Henry Schein é sediada em Nova York e opera no Brasil marcas como Dental Cremer e Dental Speed. A companhia está presente em mais de 30 países e faturou US$ 12,7 bilhões no ano passado. Uma de suas principais acionistas é a KKR, uma das maiores gestoras de private equity do mundo.

A firma americana — que acaba de trocar o CEO no Brasil, cuja operação é agora liderada por Paulo Guilhon — comprou no ano passado a marca brasileira de alinhadores transparentes Clear Aligner, da qual era sócio … leia mais em O Globo 10/04/2025