A gigantesca empresa russa Mail.ru acaba de anunciar sua aquisição da empresa de e-sports ESforce num acordo que custou pelo menos $100 milhões. A ESforce detém propriedade de uma série de marcas relacionadas ao universo de e-sports, incluindo as comunidades de esportes eletrônicos SK Gaming e Virtus.pro, sendo que a última recebeu há alguns anos investimentos que também somaram $100 milhões de uma das oligarquias mais ricas da Rússia.

O mercado de e-sports, competições de videogame que são transmitidas em tempo real para todo o mundo, é responsável pela movimentação de $700 milhões atualmente e estimativas apontam que este valor cresça para até $2,5 bilhões até 2020. E de olho em todo esse potencial, a Amazon comprou a popular plataforma de streaming de jogos Twitch por cerca de $1 bilhão em 2014, enquanto a Google anunciou recentemente ter investido na companhia chinesa de e-sports Chushou.

O acordo fechado pela Mail.ru envolve o pagamento de $100 milhões em dinheiro, menos os valores de possíveis débitos pendentes, com um adicional relacionado à performance ao final de 2018, segundo comunicado de imprensa. Já a ESforce afirmou que atingiu a marca de 116 milhões de usuários em 2017, com uma receita estidade de cerca de $19 milhões, por volta de 150 porcento a mais que o ano anterior.

Já no Brasil, o cenário de e-sports também vem recebendo atenção e a edição deste ano do evento Campus Party Brasil terá palestras com grandes nomes nacionais do cenário. Jogadores, narradores e donos de times de e-sports falarão sobre os desafios de viver profissionalmente de jogos no Brasil. Leia mais em tudocelular 22/01/2018