O Goldman Sachs está planejando uma grande reorganização de estrutura para fundir seus maiores negócios em três divisões, o que inclui a junção das unidades de banco de investimento e trading, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters.

Os planos, que devem ser anunciados em 18 de outubro, em conjunto com os resultados do terceiro trimestre, também incluem a absorção do banco de varejo pela unidade de gestão de patrimônio, disse a fonte, confirmando uma matéria anterior do Wall Street Journal.

Um porta-voz do Goldman Sachs não comentou.

A operação combinada de banco de investimento e trading será supervisionada por Dan Dees e Jim Esposito, que atualmente são codiretores globais do banco de investimento do Goldman, e Ashok Varadhan, codiretor da divisão de mercados globais, disse a Bloomberg.

Marc Nachmann, codiretor da divisão de mercados globais, ajudará a administrar o braço combinado de gestão de ativos e patrimônio, disse o Wall Street Journal.

O banco de varejo Marcus fará parte da unidade de gestão de ativos e patrimônio, acrescentou a reportagem.

O Goldman não comentou.

Goldman planeja grande reestruturação

Atrasos na Marcus

A planejada reorganização ocorre à medida que o banco busca reduzir sua dependência de receitas voláteis de trading e bancos de investimento, ampliando negócios baseados em taxas.

Isso significaria que a ambição do presidente-executivo do Goldman, David Solomon, de construir um banco digital de massa por meio da unidade de varejo Marcus ficará em segundo plano.

No meio do ano, o Goldman previu internamente que as perdas da unidade aumentariam para mais de 1,2 bilhão de dólares em 2022, informou a Bloomberg, o que significa que os prejuízos acumulados excederão 4 bilhões de dólares. O Goldman não comentou…. leia mais em Money Times 17/10/2022