O Google possui uma participação de 14% na Anthropic, revelaram documentos judiciais vistos pelo The New York Times.

Até agora, era de conhecimento público que o Google havia investido bilhões de dólares na empresa de inteligência artificial generativa, mas sua participação acionária era um segredo.

O Google investiu mais de 3 bilhões de dólares (17,4 bilhões de reais) na Anthropic em várias rodadas e planeja investir mais 750 milhões de dólares (4,3 bilhões de reais) em setembro por meio de dívida conversível, de acordo com os documentos.

No entanto, o hiperescala só pode possuir até 15% da Anthropic. Ele também não tem o direito de votar, ocupar cargos no conselho de administração e ser um observador.

A revelação ocorre depois que o Departamento de Justiça dos EUA retirou uma proposta para forçar o Google a vender suas participações em empresas de IA generativa, incluindo a Anthropic. A empresa ainda pode ser forçada a relatar seus investimentos ao Departamento de Justiça.

A Anthropic usa o Google Cloud para alguns de seus trabalhos de treinamento e inferência, mas promoveu mais publicamente seu trabalho na Amazon Web Services. A Amazon está investindo cerca de 8 bilhões de dólares (46,4 bilhões de reais) na empresa (já que entrou depois, pode não ter uma participação maior) e é a principal parceira da Anthropic em nuvem e treinamento.

A Amazon também está construindo o Rainier, um cluster de UltraServers Trainium2 contendo centenas de milhares de chips Trainium de terceira geração de baixa latência e escala petabita interconectados com redes EFA de terceira geração de baixa latência e escala petabite, que serão usadas exclusivamente pela Anthropic.

Em sua última rodada de financiamento no início do mês, a Anthropic levantou 3,5 bilhões de dólares (20,3 bilhões de reais) em uma avaliação pós-valor de 61,5 bilhões de dólares (357,3 bilhões de reais)… leia mais em DCD 13/02/2025