Após o conselho de administração do Grupo TIM aprovar proposta de 700 milhões de euros para a venda da unidade de infraestrutura internacional Sparkle, o governo da Itália informou que deve ficar com 70% do ativo.

A sinalização foi feita pelo ministro da Economia e Finanças italiano, Giancarlo Giorgetti, em aparição no Senado do país na última quinta-feira, 13. Além do governo local, a operadora Retelit – controlada pelo fundo espanhol Asterion – também participa da compra da Sparkle.

“O controle da Sparkle ficará com o ministério, que vai deter uma fatia de 70% no capital, os direitos de apontar a maioria no conselho de administração e amplos poderes de governança e direcionamento estratégico”, afirmou Giorgetti, aos senadores italianos.

No momento, a expectativa é que o contrato para venda da Sparkle ao governo da Itália e à Retelit seja assinado até 11 de abril, com conclusão do negócio no primeiro trimestre de 2026.

A operadora internacional atua na indústria de infraestrutura de telecom e conta com uma rede global de 600 mil km de cabos submarinos, inclusive interligando o Brasil... leia mais em teletime 14/02/2025