Uma plataforma única de colaboração e desenvolvimento para temas específicos relacionados à Indústria 4.0 no Brasil. Assim surge o novo espaço digital da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, entidade criada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Economia (ME), para o fomento tecnológico do país.

Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) é um dos principais parceiros do projeto que colabora com a Câmara Brasileira da Indústria 4.0, a plataforma – disponibilizada no site camara40.com.br – surgiu após iniciativa conjunta e inédita dos setores público, privado e acadêmico. A parceria com a ABINC é fundamental para frentes de extrema importância estrutural, tais como: capital humano, cadeias produtivas, regulação, fontes de financiamento e infraestrutura.

O fortalecimento da Indústria 4.0 no Brasil depende da colaboração de diferentes atores, dos setores público e privado, em diferentes frentes. “A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 está desenvolvendo, desde a sua criação, um excelente trabalho, coordenando todos esses atores na execução de diversas ações em seus 4 Grupos de Trabalho. Dar visibilidade a todo esse trabalho é essencial nesse momento, e nessa linha, a nova plataforma lançada pela Câmara e o trabalho de divulgação de associações representativas como a ABINC, são de fundamental importância”, comenta Flávio Maeda, vice-presidente da ABINC.

A Câmara da Indústria 4.0 é uma instância de governança de iniciativas e conta com um Conselho Superior, de caráter deliberativo, composto pelo Ministério da Economia (MCTI) e representantes da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústria), CNI (Confederação Nacional da Indústria), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)… Leia mais em tisnei 25/05/2021