GTM completa aquisição da quantiQ no Brasil
A GTM Holdings, S.A. (GTM), uma das maiores distribuidoras de produtos químicos da América Latina, anuncia a conclusão da aquisição da maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, quantiQ, que pertencia à Braskem, a maior petroquímica das Américas, após aprovação pela autoridade brasileira de concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
O negócio foi anunciado ao mercado em janeiro e está avaliado em R$ 550 milhões. A aquisição traz para a GTM uma linha de negócios diferenciada e totalmente desenvolvida aos negócios de distribuição de produtos químicos existentes no Brasil, criando a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos na América Latina, consolidando a posição de liderança da GTM neste mercado.
A Advent International, uma das maiores e mais experientes gestoras de private equity em todo o mundo, é o acionista controlador da GTM e forneceu financiamento de capital para apoiar a aquisição da quantiQ.
Fundada em 1991 como Ipiranga Química, a quantiQ construiu uma marca reconhecida com um longo histórico na indústria química. A empresa possui um portfólio abrangente de commodities, especialidades e produtos de performance, oferecendo serviços de valor agregado para seus mais de cinco mil clientes em 50 segmentos de mercado, incluindo cosméticos, produtos farmacêuticos e nutrição humana. A quantiQ é a principal distribuidora de produtos químicos no Brasil em um mercado fragmentado, onde os 10 maiores players têm apenas 30% de participação no mercado.
A quantiQ e a GTM começarão a integrar operações e juntas operarão 62 centros de distribuição em 12 países em toda a América Latina com nove laboratórios de aplicações e atenderão mais de 15 mil clientes em mais de 50 segmentos de mercado. Como resultado, a plataforma ampliada da GTM será capaz de oferecer aos clientes e fornecedores uma ampla rede de distribuição, bem como uma maior e mais inovadora gama de produtos, com tecnologias de ponta.
“A aquisição da quantiQ consolida nossa presença no Brasil, criando uma plataforma regional líder que oferece um conjunto robusto de serviços baseados em soluções para nossos clientes e fornecedores em toda a América Latina”, afirma Michael van Marle, Presidente e CEO da GTM. “Em conjunto, a GTM e a quantiQ oferecem ao mercado uma nova e robusta opção que integra um portfólio único de produtos, tecnologias, serviços e soluções inovadoras. A GTM é agora uma solução one stop shop”.
“A aquisição da quantiQ pela GTM representa um passo muito importante em nossa história de sucesso. A transação proporcionará à quantiQ uma maior competitividade, um portfólio de produtos complementares e muitas oportunidades de negócios”, disse Armando Bighetti, que continuará liderando a quantiQ no Brasil. “A equipe da quantiQ está muito entusiasmada com as expectativas de crescimento e a busca pela liderança na distribuição de produtos químicos na América Latina”.
Como parte do fechamento da transação, a GTM decidiu transferir sua sede para São Paulo. O Brasil é o maior mercado da América Latina e a quantiQ é agora a maior operação da plataforma GTM. A empresa também considera importante estar localizada no centro financeiro do Brasil e ter acesso direto ao mais dinâmico mercado de capitais da América Latina.
Além disso, Michael van Marle, Presidente e CEO da GTM Holdings, decidiu realizar a transição de seu papel atual, atuando como conselheiro para as empresas, permanecendo como acionista e membro do conselho. José Berges, atual Diretor de Operações da GTM Holdings, assumirá o cargo de CEO e ficará sediado em São Paulo. O Sr. Berges tem uma vasta experiência, liderando empresas multinacionais focadas em produtos químicos em geral e especificamente na América Latina. O Conselho da GTM expressa sua gratidão pela liderança visionária do Sr. van Marle e pelo papel crítico que ele desempenhou no crescimento da empresa nos últimos 14 anos e está confiante de que o Sr. Berges será capaz de liderar a empresa com sucesso e continuar seu caminho atual de crescimento. Leia mais em investimentosenoticias 04/04/2017