Em sua 3ª edição, lançada em 2022, o guia “Sustentabilidade e Gestão ASG nas Empresas: como começar, quem envolver e o que priorizar” tem por objetivo compartilhar e disseminar conhecimentos, reflexões e melhores práticas a respeito do tema, que podem contribuir para a trajetória de diferenciação, perenidade e criação de valor de grandes, médias e pequenas companhias. O prefácio é assinado por Marcelo Seraphim, Head dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês) do Brasil.

Guia Sustentabilidade e Gestão ASG nas Empresas
Pixabay

O novo guia é uma evolução de sua 1ª edição, lançada em 2011, mas preserva alguns de seus tópicos essenciais, como a linha do tempo sobre o conceito da sustentabilidade empresarial e atualiza com uma visão dinâmica os “14 passos rumo à sustentabilidade” a serem seguidos pelas empresas que desejam incorporar esses aspectos em sua gestão interna.

Escala de riscos

Nos 14 passos rumo à sustentabilidade, o Guia Sustentabilidade e Gestão ASG nas Empresas apresenta as melhores práticas de gestão das questões ASG nas empresas, preconizando a abordagem estratégica da sustentabilidade, de forma transversal a todos os processos e levando em conta os demais stakeholders que integram a cadeia de valor da empresa. Valendo-se de sua posição privilegiada, de elo entre investidores e empresas, a B3 gerou uma versão de alcance amplo do Guia, que se utiliza
de ótimas referências, e que permite a aplicação dos conceitos sobre ASG e sustentabilidade de forma prática. Ao mesmo tempo, a B3 desenvolveu um referencial teórico robusto, que obviamente não se esgota, mas é importante para embasar revisões futuras, num tema que está em constante evolução.

Estratégia e Gestão: 14 passos rumo à sustentabilidade

Ao decidir incorporar a agenda de sustentabilidade em seu negócio, as empresas logo percebem que esta é uma corrida sem linha de chegada. A cada dia, surgem novas demandas, levando a um processo de evolução permanente.
Por outro lado, ainda que certos temas possam ter mais visibilidade em determinados setores da economia, causando maior ou menor impacto nos negócios, há uma gama de orientações básicas que se aplica a todos. O objetivo desta seção é identificá-las, auxiliando
as companhias independentemente do setor, do tamanho ou do estágio em que se encontram no processo de incorporação da sustentabilidade. As etapas abaixo
não necessariamente devem ser implementadas ou observadas como uma sequência linear de passos, mas como fases que se reforçam mutuamente e que, em algumas realidades, encontram maior ou menor aderência. Vejamos:

  • 1) Engaje a alta liderança da empresa
  • 2) Estabeleça a governança da sustentabilidade
  • 3) Elabore uma política de sustentabilidade
  • 4) Engaje os stakeholders
  • 5) Entenda o contexto da sua organização
  • 6) Estabeleça suas prioridades e a estratégia de sustentabilidade
  • 7) Defina os indicadores e métricas relacionados aos temas prioritários
  • 8) Estabeleça metas
  • 9) Revise suas políticas e processos organizacionais
  • 10) Gerencie sua cadeia de valor
  • 11) Adote uma agenda de Investimento Social Privado
  • 12) Dissemine a nova cultura na empresa 13) Assuma compromissos públicos
  • 14) Relate seus resultados e desafios

leia mais em B3