A Gupy, empresa brasileira de tecnologia para recursos humanos com 22,5 milhões de usuários cadastrados, levantou R$ 500 milhões em uma rodada liderada pelos fundos SoftBank Latin America e Riverwood e acompanhada pela Endeavor Catalyst, além da Oria Capital e MAYA Capital, que já investiam na startup. Esse é o maior aporte já recebido por uma plataforma de RH na América Latina.

Fundada em 2015 pelo quarteto Mariana Dias, Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Ventura, a Gupy se destacou no mercado pelo uso de tecnologia e inteligência artificial para automatizar e aumentar a taxa de assertividade nos processos de recrutamento e seleção.

A startup atende mais de 1.500 empresas de setores variados, como Ambev e Renner, Itaú e Santander, e está presente também no México, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Peru. Em 2021, 480 mil contratações foram feitas por meio da plataforma, que ostenta uma taxa de assertividade de 70%.

Leia também demais posts relacionados a Gupy no Portal Fusões & Aquisições.

A área de atuação da Gupy tem muitas “cascas de banana”: processos de recrutamento, seleção e admissão com frequência são alvo de críticas de candidatos e fonte de dor de cabeça para os profissionais da linha de frente do RH. Espera-se um processo transparente, inclusivo, diverso e assertivo, com ferramentas que otimizem o tempo tanto dos candidatos quanto dos recrutadores e um forte componente digital – e tanto mais quanto maior é a oferta e a procura por vagas remotas.

Em entrevista ao LABS, Mariana Dias, CEO e confundadora da Gupy, explicou que a startup nasceu com o propósito de alavancar a empregabilidade no Brasil. Nos últimos anos, o debate sobre empregabilidade deixou de ser apenas uma questão de “oferta e preenchimento de vagas”, e se transformou em uma discussão sobre diversidade, qualificação e escassez de talentos. Nesse contexto, a Gupy soube se posicionar com precisão.

A startup começou oferecendo uma solução de recrutamento e seleção baseada em inteligência artificial, mas logo percebeu que o setor de RH, carente de tecnologia, demandava mais e lançou outras duas soluções: a Gupy Admissão, um produto que automatiza todo o processo de admissão; e uma solução para educação corporativa, por meio da aquisição da Niduu, plataforma que usa microaprendizados e gamificação para treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

“O mercado de trabalho tem mudado muito rápido e a porta de entrada é o recrutamento. Hoje, se olha muito para a assertividade do recrutamento por meio da tecnologia, com dados centralizados, ferramentas para testes e feedback. Como fazer um processo seletivo com melhor experiência para os candidatos e recrutadores? Na pandemia, isso foi intensificado e a tecnologia de RH passou a atender também a demanda da admissão e requalificação. Como contratar centenas de novos funcionários remotamente? Como as empresas fazem para requalificar sua equipe e reter talentos? A Gupy tem buscado responder essas questões com tecnologia e inovação. ” MARIANA DIAS, CEO E COFUNDADORA DA GUPY

O produto mais recente da Gupy, lançado em julho passado, busca atender a uma demanda crescente do mercado de trabalho: a startup desenvolveu uma solução de diversidade para aumentar as oportunidades de públicos minorizados e ajudar as empresas a tornar os processos de contratação mais justos, diversos e inclusivos. “As empresas estão olhando muito mais para a pauta da diversidade. Nossa solução ajuda, com respaldo técnico e jurídico, as empresas a identificar quem são os candidatos com diversidade e a atrair esse talento”.

Entre as empresas que aderiram à solução de diversidade, houve um aumento de 55% na contratação de pessoas minorizadas no primeiro mês. Em quatro meses de uso, o percentual médio é ainda maior, de 72%. No volume total de contratações, a Gupy registrou um aumento de 127,8% de mulheres, pessoas não-brancas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PcD) em agosto e setembro na comparação com o mesmo período de 2020.

Com o novo aporte, a Gupy quer expandir a base de empresas clientes e de usuários e desenvolver novas soluções para a cadeia de RH, olhando também para a outra ponta, dos profissionais que buscam oportunidades.

O ponta-pé inicial para isso foi dado no ano passado, com o lançamento do Portal de Vagas, um marketplace gratuito de vagas, no qual os candidatos, …Leia mais em LabsNews 31/01/2022