A Square e a Enix, duas desenvolvedoras japonesas distintas nas décadas de 1980 e 1990, eram rivais como qualquer outro estúdio do país (Capcom, Bandai e vários outros). Mas, há exatos 20 anos atrás, as duas estavam anunciando a fusão que deu início a Square Enix, um dos maiores estúdios da indústria de games.

Separadamente, as duas eram conhecidas por suas franquias principais: Final Fantasy do lado da Square, e Dragon Quest com a Enix. Inclusive, o sucesso do primeiro PlayStation (e da marca) está atrelado a essas duas séries, de acordo com um executivo da Sony.

A Famitsu, tradicional revista japonesa, lembra que, há duas décadas atrás, não existia vazamento pela internet, então toda a imprensa da época, que foi convidada pelas duas empresas, foi pega de surpresa com o anúncio da fusão no dia 25 (26 no Japão) de novembro de 2002. Apesar das duas desenvolvedoras já serem bem conhecidas aqui no ocidente naquela época, foi no Japão que o assunto ficou em alta.

“A notícia da fusão das duas empresas foi amplamente coberta nos noticiários de TV e jornais, então muitas pessoas lembram disso. Depois da fusão do século que surpreendeu os fãs de games, o reestruturação da indústria virou algo em alta“, lembra a Famitsu.

Fusões e aquisições só aumentaram com o passar dos anos

A Square e a Enix não foram as duas únicas empresas de games japonesas a se juntarem. Conhecida como Bandai Namco hoje, elas já foram só a Bandai e só a Namco até 2005. O mesmo acontece com a Koei Tecmo, que foi dois estúdios separados até 2009.

Há 20 anos atrás, fusões ou compras de estúdios de games era algo que surpreendia, mas não podemos mais dizer o mesmo hoje em dia, já que não é difícil noticiarmos esse tipo assunto por aqui.

Empresas de games gigantes como as chinesas Tencent e NetEase, além da sueca Embracer Group, revelam com certa frequência que estão adquirindo outros estúdios pelo mundo. O mesmo tem acontecido as donas das principais plataformas do mercado hoje: Sony e Microsoft, com destaque para essa última.

A compra da Activision Blizzard pela Microsoft, no valor de US$ 68 bilhões, é a maior da indústria dos games. Essa que também é a negociação mais complicada que já aconteceu, tendo que ser aprovada por diversos órgãos que regulamentam os mercados em vários países… saiba mais em Adrenaline 25/11/2022