Mais uma aquisição no mercado editorial internacional: a Hachette UK adquiriu o Welbeck Publishing Group por uma quantia não revelada, em um acordo feito entre os acionistas das duas empresas no dia 30 de novembro.

O grupo francês disse que a aquisição faz parte da sua estratégia de longo prazo para diversificar seu catálogo em áreas especializadas, adquirindo editoras que são “líderes em seu campo”. Nos últimos anos, as aquisições da Hachette incluíram a Paperblanks, Bookouture, Jessica Kingsley Publishers, Laurence King, Summersdale, John Catt Educational e Short Books.

Com a compra, as publicações comerciais ilustradas e adultas da Welbeck passarão a fazer parte da Headline Publishing Group, e o catálogo infantil passará a fazer parte da Hachette Children’s Group.

Hachette UK adquire Welbeck Publishing

Mark Smith e Marcus Leaver, que cofundaram a Welbeck em 2019 e são seus diretores executivos, deixarão seus cargos. “A Welbeck foi transformada de um negócio focado predominantemente em coedição em uma editora comercial voltada para o consumidor, com receita que excederá £ 25 milhões em 2022”, disseram os dois antes de agradecer à equipe, autores, ilustradores, fornecedores em geral e aos clientes.

Já David Shelley, CEO da Hachette UK, disse estar ansioso para começar a trabalhar com a equipe da Welbeck. “Sei que seremos capazes de ajudar a empresa a crescer cada vez mais nos próximos anos e a honrar a ambiciosa visão editorial da Welbeck.”

De acordo com os números da Nielsen Bookscan UK, a Welbeck Publishing Group tem 703.132 livros vendidos até o momento e seu best-seller é a obra Formula 1 2022, de Bruce Jones, com mais de 29 mil exemplares vendidos desde seu lançamento em fevereiro deste ano.

O selo de saúde mental e bem-estar Trigger, que era de propriedade majoritária da Welbeck desde dezembro de 2020, não faz parte do acordo… leia mais em Publish News 06/12/2022