A HDI International  divisão internacional de varejo do grupo alemão Talanx,  assinou contrato de compra para adquirir negócios da Liberty Seguros no Brasil, Chile, Colômbia e Equador. 

O preço de compra é esperado para ser de aproximadamente 1,38 bilhão de euros (aproximadamente US $ 1,48 bilhão) na data de fechamento da transação, sujeito aos mecanismos habituais de ajuste de preço de compra.

HDI Seguros

“Com a aquisição dessas operações da Liberty Mutual, continuamos nossa história de sucesso na América Latina”, diz Torsten Leue, Presidente do Conselho de Administração da Talanx AG. “A aquisição se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de alcançar posições líderes de mercado em nossos principais mercados através do crescimento orgânico e inorgânico. Ao longo da Europa, a América Latina é uma das nossas principais regiões no negócio de varejo. Estamos, portanto, satisfeitos por estar entre os 3 melhores da América Latina com esta aquisição.

Talanx se torna uma das principais seguradoras da América Latina através da aquisição de empresas da Liberty Mutual

  • Aquisição de empresas selecionadas da Liberty Mutual Insurance Inc. no Brasil, Chile, Colômbia e Equador
  • HDI International move-se para o terceiro lugar no mercado de seguros de propriedade e acidentes na América Latina através de aquisições

O Grupo Talanx aumenta para se tornar a terceira maior seguradora por renda premium em negócios de propriedade/casualidade na América Latina através da aquisição de empresas da Liberty Mutual Insurance Inc. A divisão internacional de varejo do Grupo Talanx assinou um contrato de compra para adquirir o pessoal e pequeno negócio comercial da Liberty Seguros no Brasil, Chile, Colômbia e Equador. Espera-se que o HDI aumente Com esta transação, o HDI atinge o nível pro forma 2 no Brasil, o nível 1 no Chile e o nível 7 na Colômbia. Além disso, o portfólio geral da divisão será significativamente melhor diversificado como resultado do aumento nos negócios latino-americanos para aproximadamente 45 por cento. O preço de compra é esperado para ser de aproximadamente 1.38 bilhões de euros (aproximadamente US $ 1.48 bilhões) na data de fechamento da transação, sujeito aos mecanismos habituais de ajuste de preço de compra.

“Com a aquisição dessas operações da Liberty Mutual, continuamos nossa história de sucesso na América Latina”, diz Torsten Leue, Presidente do Conselho de Administração da Talanx AG. “A aquisição se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de alcançar posições líderes de mercado em nossos principais mercados através do crescimento orgânico e inorgânico. Ao longo da Europa, a América Latina é uma das nossas principais regiões no negócio de varejo. Estamos, portanto, satisfeitos por estar entre os 3 melhores da América Latina com esta aquisição. A aquisição melhorará a renda líquida do nosso grupo e nosso retorno sobre o patrimônio já no primeiro ano após o fechamento esperado em 2024. A aquisição fortalecerá ainda mais nosso negócio de seguros primários e nossa diversificação em todas as linhas de negócios.”

O Dr. Wilm Langenbach, membro do Conselho de Administração da Talanx AG com responsabilidade pela divisão Retail International e Diretor Executivo da HDI International AG, diz: “A aquisição é um marco importante na implementação de nossa estratégia para alcançar uma posição top 5 em nossos principais mercados em todo o negócio de propriedade/casualidade até 2025, para diversificar ainda mais nosso portfólio e fortalecer nossa excelência técnica Além disso, as aquisições nos permitirão alcançar oportunidades significativas com nossos negócios existentes no Brasil, Chile e Colômbia. Estou muito satisfeito que nossos futuros colegas da Liberdade nos fortaleçam com sua excelente experiência e experiência na América Latina.”

“Em um mundo que está mudando rapidamente, o foco operacional acentuado em nossos canais, produtos e mercados está se tornando cada vez mais importante para o sucesso a longo prazo e garantirá que entreguemos valor excepcional aos nossos clientes, corretores, agentes, parceiros, funcionários e às comunidades que servimos”, diz Tim Sweeney, Presidente e Diretor Executivo da Liberty Mutual Insurance. “Agradecemos às nossas equipes latino-americanas de mais de 4,600 funcionários por seu tremendo compromisso e dedicação ao nosso negócio ao longo de muitos anos. Estamos confiantes em seu futuro com Talanx, que compartilha valores fundamentais semelhantes.”

A Liberty Mutual opera em 29 países, tornando-a uma das maiores companhias de seguros do mundo por receita de seguros. Liberty Seguros Brasil mantém uma posição top 5 no motor e uma posição top 10 na propriedade/casualty após o ano inteiro de 2022. Em 2022, a empresa brasileira gerou grandes prêmios escritos de R$ 6,1 bilhões (EUR 1,1 bilhão), muito dos quais foi gerado através de uma rede de distribuição de 20.000 distribuidores independentes. Liberty Seguros Chile oferece produtos não-vida e alcançou um grande volume premium de CLP $325 bilhões (EUR 0,4 bilhão) em 2022. O grande volume premium da Liberty Seguros Colombia em 2022 foi de US$ 0,133 bilhões de dólares (EUR 0,2 bilhão). Liberty Seguros Ecuador gerou um grande volume premium de USD $33 milhões (EUR 31 milhões) em 2022.

A transação inclui o negócio de seguros diretos da Liberty Specialty Markets no Brasil, Chile e Colômbia. A transação não inclui Liberty Specialty Markets facultative reinsurance, Liberty Mutual Reinsurance treaty reinsurance e Liberty Mutual Surety businesses which will continue a operar no Brasil, Chile e Colômbia.
A HDI International AG já está representada no Brasil, Chile e Colômbia através de suas subsidiárias. A HDI Seguros gerou um grande volume premium de cerca de 4,5 bilhões de BRL (789 milhões de euros) no Brasil em 2022. HDI Seguros no Chile gerou um grande volume premium de 488 bilhões de pesos chilenos (533 milhões de euros) e HDI Seguros na Colômbia 425 bilhões de pesos colombianos (82 milhões de euros).

O fechamento da aquisição é esperado na primeira metade de 2024. As transações estão sujeitas à aprovação das autoridades governamentais e regulatórias relevantes.
Rothschild & Co atuou como consultor financeiro e Hogan Lovells atuou como consultor legal da Talanx AG e HDI International AG na transação. J.P. Morgan Securities LLC atuou como consultor financeiro e Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP forneceram aconselhamento jurídico à Liberty Mutual na transação…Leia mais em talanx 27/05/2023