O executivo Ricardo Bottas, ex-CEO da Amil e da SulAmérica, e o médico Paulo Chapchap, ex-presidente do Hospital Sírio-Libanês, se juntaram à rede de clínicas Dr. Consulta para aportar capital em uma startup que começou a operar no mês passado, a PyscoAI. A startup usa inteligência artificial para automatizar processos em empresas de saúde, como agendamento de consultas e acompanhamento de pacientes, por exemplo.

A rodada pré-seed de R$ 2,5 milhões foi liderada pelo Dr. Consulta. Bottas e Chapchap entraram como investidores-anjos, ao lado de mais dois executivos. O Dr. Consulta, aliás, está entre os dois primeiros clientes da nova startup. O outro é o Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, onde Chapchap é diretor de estratégia corporativa.

Comandada pelo empreendedor Fabio Tiepolo, a PyscoAI nasceu para atender não apenas hospitais e clínicas, mas também operadoras de planos de saúde, RHs de empresas e outros agentes ligados ao setor. O que entrega a essas companhias é uma solução baseada em inteligência artificial através de agentes inteligentes que procuram entregar um atendimento além de respostas padronizadas dos chatbots, baseando-se no histórico dos usuários finais (um paciente, por exemplo) e em uma base ampla de dados para dar um atendimento mais customizado e com ofertas mais assertivas.

“Muitos profissionais de saúde desperdiçam tempo com tarefas burocráticas”, afirma Tiepolo. “Essa tecnologia será importante também para os médicos verem a evolução de cada paciente”, complementa Chapchap, que está fazendo o seu primeiro aporte como investidor-anjo.

No caso do Dr. Consulta, além de agendar atendimento, a ideia é que a ferramenta ajude no acompanhamento da base de pacientes, aumentando o engajamento. “Temos cerca de 40 mil pacientes crônicos que acompanhamos”, disse Massanouri Shibata Jr., CEO da rede. Em sua segunda investida no setor, Shibata disse que escolheu a PsycoAI como plataforma de serviços de IA pela velocidade do desenvolvimento da solução e pelo histórico de atuação de Tieopolo no setor.

CEO do negócio, Tiepolo já trabalhou na operadora de saúde do HSBC e na farmacêutica Janssen, e fundou a empresa de telemedicina Docway, vendida para a SulAmérica em fevereiro deste ano. Após a venda, resolveu fundar a PsycoAI junto com Vinícius Reais (CTO), Marcello Alvarenga (CFO) e Eduardo Cordioli (diretor médico). O dinheiro da rodada será usado para contratar mais profissionais, aperfeiçoar a tecnologia e investimento em marketing… leia mais em Pipeline 04/09/2024