A Iberdrola assinou hoje o acordo para adquirir a participação minoritária que ainda não controla de sua subsidiária norte-americana Avangrid. O Conselho de Administração da Avangrid aprovou a transação, seguindo a recomendação do comitê formado inteiramente por diretores independentes que foi criado especificamente para essa transação (Comitê Especial).

A Iberdrola adquirirá os 18,4% do capital que ainda não controla por 35,75 dólares por ação, de acordo com comunicado da empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). Esse preço representa uma melhora em relação à proposta original da Iberdrola (34,25 dólares por ação). Atualmente, a Iberdrola já possui aproximadamente 81,6% da empresa norte-americana.

Esse preço representa um investimento de 2,551 bilhões de dólares para a Iberdrola – cerca de 2,348 bilhões de euros à taxa de câmbio atual -. Após a conclusão da transação, será solicitada a retirada das ações da Avangrid da Bolsa de Valores de Nova York.

O acordo foi aprovado por unanimidade pelos membros dos Conselhos de Administração da Avangrid e da Iberdrola.

O objetivo dessa transação é aumentar a exposição ao negócio de distribuição de energia dos Estados Unidos (EUA) em um momento importante para a Iberdrola, que deseja crescer em mercados com altas classificações de crédito e em negócios regulamentados, como o de distribuição de energia.

A transação está condicionada à aprovação dos acionistas e de vários órgãos reguladores, como a Comissão Federal de Regulamentação de Energia e as comissões reguladoras de Nova York e Maine.... Leia mais em iberdrola. 17/05/2024