Hoje, a IBM está anunciando que adquiriu a Prescinto, uma fornecedora líder de software como serviço (SaaS) de gerenciamento de desempenho de ativos (APM) para energias renováveis. Os recursos da Prescinto alavancam a IA para permitir monitoramento avançado, análise e automação para otimizar as operações de energia renovável e gerenciar ativos de energia limpa e armazenamento.

As organizações estão cada vez mais se voltando para fontes alternativas de energia, como eólica, solar e armazenamento de energia, para ajudar a reduzir as emissões e diminuir os custos de energia. No entanto, pode ser assustador gerenciar e maximizar efetivamente o desempenho de dispositivos de alta tecnologia, como turbinas, painéis solares e inversores, que geram energia a partir de ativos de energia renovável. Além disso, fatores ambientais como clima e detritos podem contribuir para reduzir a produção de energia, a eficácia do sistema e o tempo de atividade do sistema. De acordo com a Allied Market Research, o valor do mercado global de gerenciamento de ativos de serviços públicos deve crescer de US$ 4,3 bilhões em 2022 para US$ 12,4 bilhões em 2031, com um CAGR de 11,3%.

A aquisição da Prescinto aumentará os recursos do IBM Maximo Application Suite (MAS), a solução da IBM para gerenciamento do ciclo de vida de ativos. Além disso, aumentará a liderança da IBM no espaço de energia e serviços públicos, um setor que está passando por uma transformação significativa e buscando soluções para gerenciar e otimizar ativos de armazenamento de energia eólica, solar e outras energias renováveis. Empresas de água, gás natural, petróleo, energia nuclear e outras energias e serviços públicos em todo o mundo já utilizam o IBM MAS.

Hoje, o IBM MAS foi reconhecido como líder de mercado em Enterprise Asset Management (EAM) pela empresa independente de pesquisa e consultoria Verdantix, recebendo as melhores notas no relatório “Green Quadrant: Enterprise Asset Management Software 2024”. No início deste ano, a Verdantix também nomeou o IBM MAS como líder em Asset Performance Management (APM) no relatório “Green Quadrant: Asset Performance Management Solutions 2024”. A IBM é o único fornecedor a ser nomeado líder nos relatórios APM e EAM.

A aquisição permitirá ainda que a IBM apoie as iniciativas de sustentabilidade e as metas de zero líquido dos clientes, permitindo que os usuários rastreiem e monitorem o desempenho dos ativos de armazenamento de energia solar, eólica e de energia quase em tempo real; identifiquem as causas raiz do baixo desempenho; e recomendem ações para otimizar a geração.

Por exemplo, uma usina de energia solar pode se tornar menos eficiente ao longo do tempo devido à sujeira e detritos acumulados em seus painéis. O software APM renovável pode usar recursos de reconhecimento visual para ajudar a monitorar esses ativos, identificar problemas antes que se tornem críticos e solicitar as ações necessárias para restaurar a eficiência ideal. Isso permitiria o rastreamento em tempo real do desempenho do painel, agilizaria a limpeza necessária e permitiria uma resposta rápida das organizações antes que a produção de energia diminuísse.

A Prescinto, fundada em 2016 e sediada em Bangalore, Índia, trabalha e atende clientes globais em 14 países com 16 GigaWatts sob gestão. Os recursos de APM da Prescinto ajudam as organizações a simplificar as operações e a manutenção para maximizar o ROI. Ele oferece recursos robustos, incluindo:

captura de dados – empregando protocolos de código aberto e uma camada de governança de dados
recursos de monitoramento – para visualização centralizada de ativos com mapas de alta definição, monitoramento em tempo real e alertas personalizados
análise – usando IA para identificar perdas, visualizar tendências de dados e oferecer recomendações acionáveis ​​para aumentar o desempenho
prompts de ação – facilitando o gerenciamento eficiente e a implantação de equipes de local para reparar e manter ativos

O IBM MAS é uma solução integrada de gerenciamento de ciclo de vida de ativos (ALM) para monitoramento, gerenciamento, manutenção preditiva e confiabilidade de ativos que usa IA, IoT e análise para otimizar o desempenho, estender a vida útil dos ativos e reduzir o tempo de inatividade operacional e os custos. De acordo com o relatório IDC, Worldwide Asset Life-Cycle Management Applications Market Share (doc #US52190725, junho de 2024), a IBM está classificada como número 1 em participação de mercado em ALM em 2023, com uma participação de 10,8% em 2023… leia mais em IBM 15/10/2024