Ibovespa sobe e fecha acima dos 79 mil pontos pela 1ª vez
O principal índice da Bovespa fechou esta sexta-feira acima dos 79 mil pontos, novo recorde, e no décimo pregão seguido no azul, diante do cenário positivo no Brasil e no exterior.
O Ibovespa subiu 0,54 por cento, na máxima da sessão, aos 79.071 pontos, acumulando ganho de 3,49 por cento na semana. O giro financeiro da sessão somou 7,96 bilhões de reais.
O índice trocou de sinal algumas vezes dentro de um patamar limitado, recuando 0,55 por cento na mínima.
Com a alta desta sexta, o Ibovespa acumulou ganho de 8,79 por cento em dez pregões, renovando máxima de fechamento nos quatro pregões iniciais do ano. Esta sequência de dez altas iguala-se à maior até então, de julho de 2016.
“É mais um pregão em alta, reforçando o otimismo na inércia de tudo que aconteceu e na ausência de notícias ruins”, disse o sócio analista da Eleven Financial, Raphael Figueredo.
O cenário local segue amparando o otimismo, com dados econômicos positivos e expectativa pelo julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim do mês, além da articulação do governo para angariar votos e aprovar a reforma da Previdência.
Pela manhã, foram divulgados números da produção industrial, que cresceu 0,2 por cento em novembro ante outubro, terceiro mês seguido de alta e com desempenho melhor que o esperado em pesquisa Reuters, de queda de 0,1 por cento.
No exterior, dados indicando crescimento da economia global, com inflação ainda fraca, também deram fôlego para compras. Os dados do mercado de trabalho dos EUA mostraram a criação de 148 mil vagas em dezembro, abaixo da expectativa de 190 mil. Os dados corroboram a visão de que o banco central norte-americano seguirá com ritmo gradual de alta de juros no país….Por Flavia Bohone (Reuters) – Leia mais em dci 05/01/2018