A Intercontinental Exchange (ICE) anunciou um investimento estratégico no mercado privado de títulos digitais e na plataforma de liquidez de criptoativos tZero.

A ICE, que possui e opera 12 bolsas globais, incluindo a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), fez o anúncio em 22 de fevereiro, no entanto, não houve menção aos termos ou detalhes do investimento além da ICE se tornar um “acionista minoritária significativa” na tZero.

Ela afirmou que, como parte do investimento, o diretor de estratégia da ICE, David Goone, se juntará à tZero como seu novo CEO, atuando no conselho de administração.

A tZero opera um sistema de negociação alternativo (ATS) baseado em blockchain no qual as empresas podem listar versões tokenizadas de suas ações. A empresa é totalmente regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e atua como corretora no espaço de ativos digitais, oferecendo também várias criptomoedas. A plataforma oferece apenas um punhado de ações tokenizadas no momento, uma das quais é o Overstock de Investidor inicial sob o código OSTKO.

Leia também demais posts relacionados a Blockchain no Portal Fusões & Aquisições.

ICE proprietária da bolsa de valores de NY

O mercado-alvo da plataforma são empresas financeiras e investidores que buscam acesso a um mercado digital e ativos e ações privados exclusivos, como criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs).

O fundador, presidente e CEO da ICE, Jeff Sprecher, comentou a nomeação de Goone afirmando que ele tem sido um “administrador de nossa cultura de resolução de problemas”, antes de acrescentar:

“A liderança de David e seu domínio da tecnologia de negociação, dados e compensação serão um grande trunfo, pois a tZERO inicia seu próximo capítulo, liderando o crescimento e a adoção da infraestrutura de mercado de próxima geração.”

Goone, que está na ICE desde 2001, traz muita experiência para a mesa, tendo desenvolvido e gerenciado muitas das linhas de produtos da ICE durante seu mandato.

A ICE é uma empresa da Fortune 500 e líder em bolsas e câmaras de compensação globais que fornecem tecnologia financeira e serviços de dados nas principais classes de ativos.

A tZero teve um começo difícil após sua oferta de tokens de segurança (STO) e vários investimentos em 2020. Na época, a plataforma de tokens de segurança ainda estava perdendo dinheiro, embora esse último investimento pudesse fornecer acesso a novos mercados para a tZero.

Conforme relatado pelo Cointelegraph em 15 de fevereiro, a NYSE está mostrando um interesse maior no espaço de ativos digitais ao registrar um pedido de patente para vários produtos e serviços relacionados a criptomoedas e blockchain. Isso inclui um mercado online para negociação de criptoativos, NFTs e tecnologia de Metaverso, como software de realidade aumentada… leia mais em Coin Telegraph 24/02/2022