Agentes de inteligência artificial (IA) atrelados a robôs e a novos materiais biológicos criados em laboratório com a ajuda da IA darão origem à “inteligência viva” (LI, na sigla em inglês para “Living Intelligence”) e este não é o tema de uma obra de ficção. A nova fronteira da IA foi o tema do concorrido painel da fundadora e executiva-chefe (CEO) do Future Today Strategy Group (FTSG), Amy Webb, neste sábado (8) no evento de inovação e cultura SXSW 2025, em Austin, no Texas (EUA).

A inteligência viva é um sistema que pode sentir, aprender, adaptar-se e evoluir, e é possível através da inteligência artificial, sensores avançados e biotecnologia“, disse Webb ao trazer os destaques da 18ª edição do “Relatório de Tendências Tecnológicas Emergentes de 2025” do FTSG, novo nome da consultoria Future Today Institute.

A chamada LI é uma evolução do chamado “superciclo tecnológico”, que Webb apresentou no SXSW 2024, unindo IA, sensores inteligentes e biotecnologia. Neste último pilar, Webb alerta para uma evolução muito rápida nos últimos 12 meses, incluindo “metamateriais”.

Webb citou exemplos como um tijolo que traz características de um pulmão sendo capaz de purificar o ar em seu entorno e mostrou experimentos com um material baseado na pele humana, mas resistente ao ponto de substituir o aço para envolver robôs humanoides ou até veículos.

A futurista também demonstrou que a evolução da IA em robôs humanoides passa pela chamada “IA incorporada”, que consiste em treinar algoritmos de inteligência artificial para entenderem o mundo físico. “A IA não é ótima em causa e efeito físicos porque depende de correlações em vez de raciocínio causal”, disse a futurista. A inserção de dados do mundo físico em sistemas de IA já faz parte da estratégia de gigantes de tecnologia americanas como Microsoft, Google e Apple, alertou a especialista.

“Há dez dias, a equipe de pesquisa de aprendizado de máquina da Apple publicou uma nova pesquisa sobre adaptadores de espaço de ação, conectando modelos de IA a sensores em … saiba mais em Valor Econômico 08/03/2025