Você sabia que a região do Brasil que possui a conexão de internet mais rápida é a Centro-Oeste, com cerca de 65MB/s? Pois é o que diz o levantamento feito pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz – após mais de 15 milhões de testes de velocidade da internet realizados nos sites entre janeiro e junho deste ano. O problema é que as conexões nas regiões Norte e Nordeste não acompanham toda essa rapidez.

  • Centro-Oeste tem a melhor conexão do país segundo pesquisa
  • Problema da baixa conexão em regiões afastadas é a distância para o data center
  • Investimentos nas regiões não devem cessar tão cedo

A Bahia, por exemplo, tem uma velocidade média de 35 MB/s, a metade do Mato Grosso, que chega a quase 70 MB/s. Por conta disso, Alessandro Lombardi, CEO da Piemonte Holding – que possui o projeto Elea Digital há três anos -, em entrevista à Revista Exame, disse que pretende apostar na aquisição e na construção de data centers para melhorar o acesso a internet nestas regiões.

internet rápida ao Norte e Nordeste
Um dos principais problemas para a baixa conexão em regiões mais “afastadas” é a latência (Getty Images)

Data Centers

De acordo com as informações coletadas, um dos principais problemas para a baixa conexão em regiões mais “afastadas” é a latência – ou seja, o tempo que o sinal demora para sair do computador ou do celular e chegar aos data centers (centro de processamento de dados) onde a informação acessada está armazenada e volta para o aparelho. A grande questão é que a maioria desses centros fica na região Sudeste, mais próxima dos principais mercados consumidores.

Falta de interesse

Para Alessandro Lombardi, “muitas vezes essas empresas não têm interesse em construir data centers menores, pois se concentram em grandes data centers perto das maiores cidades do país. E com isso temos várias cidades do país, como por exemplo Belo Horizonte ou Salvador, que não têm data centers comerciais nem infraestrutura digital instalados”, explicou em entrevista à Revista Exame. Até por isso, como disse Lombardi, a Piemonte Holding está comprando data centers Brasil afora com o objetivo de melhorar a conectividade do usuário de internet brasileiro.

Até o momento, cinco data centers foram adquiridos em leilão de recuperação judicial da Oi (OIBR3, OIBR4), por um valor de R$ 325 milhões, e mais um em agosto deste ano, do grupo Globo, utilizado pela emissora para transmitir seus produtos nas plataformas digitais. Essa estratégia faz parte do projeto Elea Digital, iniciado pela empresa há cerca de três anos, criando um dos maiores grupos de investimento em infraestrutura digital na América Latina.

Apenas o começo

Para Lombardi, os investimentos da Piemonte Holding neste setor – considerado como muito promissor – não vão parar tão cedo….Leia mais em Yahoo! 28/12/2021