O Itaú Unibanco está prestes a adquirir uma fatia de até 19,9% da Infraestrutura Brasil Holding II, conhecida como IBH II, empresa controlada por um veículo de investimento do Pátria, em uma operação de financiamento que tem se tornado comum no setor de infraestrutura, disseram ao Scoop duas fontes com conhecimento do assunto.

A aquisição será da totalidade das ações preferenciais da empresa, que por sua vez controla as operações da Concessionária Auto Raposo Tavares, Cart, administradora do sistema rodoviário do corredor Raposo Tavares. A partir da aquisição, o Itaú passará a deter indiretamente, portanto, a participação de até 19,9% do capital social da Cart.

A transação consiste em um financiamento garantido pela transferência das ações preferenciais. A estrutura do empréstimo tem se tornado comum no setor de infraestrutura e o Itaú já realizou outros movimentos semelhantes detectados pelo Scoop, mas no segmento de energia elétrica.

Itaú adquire fatia de empresa

Em setembro, o Itaú também estava prestes a adquirir ações preferenciais resgatáveis que representam até 25% do capital social total da Monte Pascoal, holding controlada pela V2i Energia S.A., que por sua vez é subsidiária do Vinci Energia Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura.

Procurados, Itaú Unibanco, Cart, Pátria, V2i Energia e Vinci Partners não responderam aos pedidos de comentários até o momento.

A IBH II é uma holding investida do Pátria Infraestrutura III Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia. A Warrington Investment, controlada pelo Fundo Soberano de Cingapura, GIC, também detém uma participação na companhia.

Em abril de 2020, a empresa concluiu a aquisição da totalidade do capital social da Cart, por meio de ações ordinárias e preferenciais antes detidas pela Invepar…. leia mais em TC 19/10/2022